quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Rio Grande do Norte recebe 1.300 novas urnas eletrônicas para as eleições 2022


O Rio Grande do Norte recebeu na segunda-feira 1.300 novas urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) informou que mais 2.296 unidades devem chegar ao estado neste mês de fevereiro.

As urnas eletrônicas modelo 2020 apresentam novidades em comparação com o modelo anterior, de 2015, tais como novo terminal dos mesários, que agora apresenta tela LCD totalmente gráfica, sem teclado físico e superfície sensível ao toque; processador do tipo System on a Chip (SOC), o que torna a urna 18 vezes mais rápida que o modelo 2015; nova bateria do tipo Lítio Ferro-Fosfato que exige menos custos de manutenção. 

O novo modelo também conta com várias funcionalidades em termos de acessibilidade, uma voltada para pessoas com deficiência visual e outra para pessoas com deficiência auditiva. A sintetização de voz foi aprimorada para as eleições de 2022. Agora também serão falados os nomes de suplentes e vices e será possível cadastrar um nome fonético. 

Também será incluída uma apresentação de um intérprete de Libras na tela da urna, para indicar quais cargos estão em votação. Os novos equipamentos vão representar um pouco mais de 40% do parque de urnas do TRE-RN. 

Nas Eleições 2022, os modelos de urnas mais antigos a serem utilizados são de 2009, uma vez que os modelos anteriores a esse já não se adaptam aos novos recursos de tecnologia que foram sendo incorporados ao longo do tempo.

G1

0 comentários:

Postar um comentário