segunda-feira, 19 de julho de 2021

SESAP registra aumento de casos de dengue, zika e chikungunya no RN


Em duas semanas, o Rio Grande do Norte praticamente dobrou o número de casos de chikungunya confirmados longo de 2021. Até 19 de junho, o estado tinha 246 casos confirmados, que saltaram para 494 em 3 de julho. As notificações de casos suspeitos cresceram 15% no período.

Já os casos confirmados de zika cresceram 42,8% no período e as notificações foram ampliadas em 23%. No caso da dengue, entre um boletim epidemiológico e outro, houve aumento de 26% nos casos confirmados e 15,4% nas notificações, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

O último relatório epidemiológico das arboviroses no Rio Grande do Norte foi divulgado nesta segunda-feira (19).

“Começamos a perceber através do sistema de notificação um crescente aumento das notificações das arboviroses no Rio Grande do Norte. Os profissionais de saúde têm se mostrado mais sensíveis em relação a esses agravos nesse momento. Temos percebido um aumento discreto das notificações”, explicou Débora Mayara, coordenadora do Núcleo de Arboviroses do Estado.

A Sesap alerta para os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, já que a população desempenha um papel primordial no controle vetorial.

0 comentários:

Postar um comentário