quarta-feira, 22 de julho de 2020

Quarta-feira da Saúde: Veja como ter um bom funcionamento do intestino

Por Atailton Mota - Fisioterapeuta.
O ritmo de vida acelerado, estresse, má alimentação e sedentarismo são fatores que estão muito presente na vida de todos nós. Muito se sabe sobre as consequências que esse estilo de vida provoca a saúde, contribuindo para o surgimento de várias doenças, como por exemplo, as que estão diretamente ligadas ao funcionamento do intestino. Entre esses problemas, um dos principais é a constipação intestinal.

A causa mais comum da constipação intestinal crônica é a baixa ingestão de fibras. Quando a gente fala de intestino a maior queixa é a constipação intestinal, conhecida como a prisão de ventre, que é muito mais comum entre as mulheres. Para se ter uma saúde intestinal positiva é muito importante comer legumes, folhosos verdes escuros, os turbéculos como cenoura, mas também as raízes como macaxeira, batata doce, batata inglesa, inhame. Consumir mais os vegetais em si e as frutas. 

O intestino é um órgão sensível que se conecta com tudo o que comemos, e se oferecemos alimentos ruins ele vai perder o equilíbrio. A saúde intestinal passa pelo banheiro, obviamente, mas também a saúde do corpo como um todo porque o intestino também é esse orgão do sistema imune, que está ligado diretamente a produção da nossa imunidade.

Sendo assim , são pontos importantes para ter uma boa saúde intestinal:

* Aumentar a ingestão de frutas e vegetais verdes;
* Beber bastante líquido;
* Evite o excesso de: refrigerantes, bebidas alcoólicas, café e chá preto;
* Não utilize laxantes por conta própria.

Fonte: Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.

0 comentários:

Postar um comentário