sexta-feira, 4 de julho de 2014

Secretário de Saúde do RN falou sobre a possibilidade da implantação da SAMU no Potengi

Secretário de Saúde do RN falou sobre a possibilidade da Região Potengi ter uma SAMU
Ainda na oportunidade do 2º Seminário Intermunicipal de Saúde Pública do Potengi, o Secretário de Saúde do RN, Luiz Roberto Fonseca, falou sobre a implantação de uma base descentralizada do SAMU 192/RN, na Região Potengi, especificamente em São Paulo do Potengi. Luiz Roberto Fonseca destacou a importância do serviço para a cidade e região, e as contrapartidas necessárias para efetivação da base. 

“O SAMU 192/RN funciona 24 horas por dia com médicos, enfermeiros e socorristas. A grande vantagem de se ter um SAMU na região é que se a pessoa tem um agravo, seja ele qual for, a central de regulação médica vai classificar, priorizar e a partir disso vai encaminhar o paciente para a unidade mais adequada. No caminho, o paciente recebe o primeiro atendimento é estabilizado e tem um melhor tratamento para casos de urgências. Mas para tudo tem um custo. A implantação de uma nova base depende de um esforço das três esferas de governo. As Prefeituras entram com parte dos profissionais e estrutura física para a Base e os Governos Estadual e Federal assumem a parte de manutenção de viaturas, combustível, equipamentos, treinamentos, material e ambulâncias”, explicou Luiz Roberto.

Ao fim do Seminário, os representantes do Parlamento Potengi, que é constituído por 11 Câmaras Municipais e 101 vereadores, cujo o presidente é o vereador João Cabral (de São Paulo do Potengi), juntamente com as Secretárias(os) de Saúde dos municípios do Potengi e representantes do Hospital Regional, ficaram de discutir e analisar as propostas do evento para apresentar, formalmente uma decisão, até a próxima semana, aos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública.
Informações da ASSECOM da SESAP

0 comentários:

Postar um comentário