sexta-feira, 23 de março de 2012

Senac dará 2,6 mil bolsas de estudo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RN) oferecerá 2.649 bolsas de estudos gratuitas para estudantes de 56 escolas estaduais do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições começam na próxima segunda-feira (26) e seguem até o dia 30. Os interessados em concorrer às vagas devem ser alunos regulares do ensino médio ou da educação de jovens e adultos das escolas selecionadas pela Secretaria Estadual de Educação (a lista completa de escolas pode ser acessada no seguinte endereço eletrônico: http://blog.tribunadonorte.com.br/mercado. O resultado será divulgado no dia 11 de abril, no site www.seec.rn.gov.br.

De acordo com informações do Senac, os cursos profissionalizantes serão oferecidos em áreas como informática, turismo e gestão e beleza e beneficiarão jovens de baixa renda dos municípios de Assú, Caicó, Macaíba, Mossoró, Natal e Parnamirim.

Para se inscrever, os estudantes devem procurar as secretarias de suas escolas, que farão uma pré-matrícula. A seleção será feita pela Secretaria Estadual de Educação, por meio de sorteio desenvolvido por um sistema eletrônico.

Alguns cursos começarão até o final de abril. Outros serão iniciados em maio. Para participar, é preciso ter a partir de 16 anos. Não há limite de idade, entretanto.

PRONATEC

As bolsas de estudo serão oferecidas pelo Senac por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal. O programa é desenvolvido em parceria com os governos estaduais, municipais, Sistema "S" - que engloba o Senac - e institutos federais e está oferecendo bolsas de estudo e financiamento para cursos de qualificação profissional. A meta é que oito milhões de pessoas em todo o país possam ter acesso a oportunidades de capacitação até 2014.

O Senac é um dos parceiros dessa iniciativa, oferecendo cerca de 13 mil vagas gratuitas entre 2011 e 2012, beneficiando as populações dos municípios de Assú, Caicó, Macaíba, Mossoró, Natal e Parnamirim. A prioridade é atender estudantes do Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos de baixa renda, bem como beneficiários de programas de transferência de renda, a exemplo do Bolsa-Família.

Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário