terça-feira, 5 de agosto de 2025

Governadora do RN empossa novos nomes para Caern e secretarias de Turismo e Assuntos Federativos


A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), deu posse nesta segunda-feira (4) a três novos nomes para a gestão estadual. A cerimônia aconteceu na Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal.

Foram empossados:
  • o secretário Extraordinário de Assuntos Federativos, Luciano Santos;
  • o novo diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgostos do RN (Caern), Sérgio Rodrigues;
  • e o subsecretário do Turismo, Dácio Galvão.
“Foram escolhas que levaram em conta o preparo técnico, a seriedade, a ética, o espírito público, e sobretudo o amor pelo povo do Rio Grande do Norte", falou Fátima Bezerra.

Secretaria Extraordinária de Assuntos Federativos
O secretário Luciano Santos, que assume a Secretaria Extraordinária de Assuntos Federativos, foi prefeito da cidade de Lagoa Nova entre 2017 e 2024, e é também ex-presidente da Federação dos Municípios do RN (2023-2025).

A pasta que ele assume é responsável por coordenar e fortalecer as relações entre o governo estadual com os municípios e o governo federal, atuando na articulação política, na integração de políticas públicas e na busca por soluções conjuntas para problemas regionais e nacionais. A secretaria visa fortalecer as relações institucionais entre o governo estadual e os 167 municípios potiguares.

“Não se trata apenas de um órgão técnico, burocrático. É sobretudo um espaço político, no melhor sentido da palavra, para aproximar, articular, abrir portas e garantir que nenhuma cidade fique invisível aos olhos do governo do Rio Grande do Norte”, disse Luciano.

Caern
Sérgio Rodrigues assume a presidência da Caern, sucedendo Roberto Linhares, que ocupava o cargo desde 2019.

O novo gestor é engenheiro civil com mais de 30 anos de experiência e já atuava na companhia como diretor de empreendimentos desde 2019 -e ele também foi diretor comercial da Caern.

“Quatro prioridades claras darão direção e ritmo à nossa atuação. A implantação de método não destrutivo para aprimorar a execução e manutenção de serviços urbanos, eliminando a necessidade de abrir buracos; controle e redução de perdas; agilidade nos processos de viabilidade técnica e relacionamento com Municípios”, disse Sérgio Rodrigues.

Políticas e Gestão Turística
O ex-secretário de turismo de Natal Dácio Galvão, que presidiu também, entre 2015 e 2024, a Fundação Cultural Hélio Galvão e a Fundação Capitania das Artes, assume como subsecretário de Políticas e Gestão Turística.

O novo subsecretário sucede a Solange Portela, que se aposentou. Dácio é ainda diretor artístico do Festival Literário da Pipa (FLIPIPA) e curador do Festival Literário de Natal (FLIN).

“Viemos somar a um legado que já está constituído ao longo da gestão do governo atual na área do turismo cultural, turismo étnico, turismo ambiental, ecoturístico e de bases comunitárias, que é algo no mínimo que nos provoca o desejo de colaboração. Vamos focar no turismo cultural, a missão está dada”, afirmou Dácio Galvão.

G1

0 comentários:

Postar um comentário