O tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano no país, seja por doenças respiratórias, circulatórias, do coração e câncer. No Dia Mundial Sem Tabaco, esta quarta-feira (31), o Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulga um estudo inédito sobre outro impacto além da saúde, na renda do brasileiro: o fumante gasta quase 10% da renda mensal com cigarro.
Os números mostram que praticamente uma a cada dez pessoas fuma no Brasil - 9,51% da população. A notícia até é boa, já que o número vem caindo nos últimos anos. Ainda assim, o impacto do vício pesa no bolso de toda a população: o SUS gasta em média R$ 125 bilhões por ano para tratar pacientes com doenças causadas pelo cigarro, como o câncer.
Mas o estudo do Instituto Nacional do Câncer mostra que o tabagismo também afeta diretamente o orçamento dos fumantes. O levantamento apontou que quem fuma gasta, em média, 8% da renda mensal com cigarros. Entre os fumantes de 15 a 24 anos, porém, essa média aumenta para 11%. Algo que para Roberto Gil, especialista do Inca, atrapalha o início da vida adulta dos jovens.
G1
0 comentários:
Postar um comentário