O preço do material escolar aumentou 33% neste ano em Natal na comparação com o ano anterior. É o que aponta uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (23) pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal).
A pesquisa foi realizada nas primeiras semanas do ano e o único item desconsiderado são os livros.
Segundo o Procon, em média os custos dos itens pesquisados de material escolar neste ano foram de R$ 148,06, enquanto os mesmos produtos na pesquisa anterior custaram R$ 98,20 em janeiro de 2022.
Ao todo, a pesquisa passou por 20 estabelecimentos, sendo metade delas papelarias e as demais, lojas de departamentos. A pesquisa foi ao comércio do Alecrim, Centro, Tirol, Cidade da Esperança e Lagoa Nova entre os dias 3 e 13 de janeiro.
Foram coletados os preços de 34 itens de papelaria, como apontador, borracha, caneta esferográfica, cola plástica e cola bastão, canetas hidrográficas, lápis cera, gizão de cera, lápis de cor pequeno, lápis de cor grande, lápis preto nº. 2, tinta guache, régua plástica, cadernos capa dura de quatro matérias, universitário de 10 matérias, lapiseira, tesoura sem ponta, papel tamanho ofício e A4 (resma e cento) entre outros.
As planilhas completas com dados de preços e demais informações estão disponíveis no site do Procon.
G1
0 comentários:
Postar um comentário