quinta-feira, 9 de junho de 2022

Andorinhas-azuis tomam conta do céu de São Paulo do Potengi


Nos últimos dias, moradores de São Paulo do Potengi estão vendo um "céu diferente" com a presença de um bando de andorinhas-azuis. Nas redes sociais, imagens mostraram a presença de andorinhas-azuis, que tomaram conta do céu. Ao G1, especialistas afirmam que os pássaros "estão de passagem" e que não havia registro das andorinhas no RN em anos anteriores.

De acordo com Mauro Pichorim, ornitólogo (profissional que estuda aves) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a espécie se reproduz na América do Norte e costuma deixar o continente do Hemisfério Norte durante o rigoroso inverno. Em bandos, migram para a América do Sul, mais precisamente para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Ainda segundo o especialista, as aves já estão fazendo o movimento de retorno para a América do Norte e podem ter mudado o fluxo natural por serem muito sensíveis a mudanças climáticas, causadas por mudanças de correntes, que provocaram a rota inédita para a migração da espécie.

Nas redes sociais, moradores relataram com surpresa o que viam no céu. "Toda a tarde e noite está acontecendo estas nuvens de pássaros", afirmou Andson Faria. "Olha a revoada no céu. Que lindo!", afirma Bruno Silva.

0 comentários:

Postar um comentário