segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Durante jantar em SP, Alckmin fala em 'união', e Lula diz: 'Não importa se fomos adversários'


SÃO PAULO — Cotados para formar uma chapa para a eleição presidencial do ano que vem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador Geraldo Alckmin se encontraram publicamente pela primeira vez neste domingo. Os dois participaram de um jantar organizado pelo grupo de advogados Prerrogativas em um restaurante dos Jardins, Zona Sul de São Paulo.

No evento, Alckmin deu mais indicativos de sua aproximação ao petista ao dizer que "é hora da união", como mostrou o colunista Bernardo Mello Franco.

— O processo ainda está começando. É hora de grandeza política. É hora de união — disse o ex-tucano.

Lula afirmou, durante um discurso de cerca de 40 minutos, que a situação do Brasil exige a união de antigos adversários:

— O grave momento do Brasil não dá a nenhum de nós o direito de desistir. Não é tarefa para uma pessoa só. Não importa se fomos adversários, se trocamos algumas botinadas, se dissemos o que não deveriamos. O tamanho do desafio que temos pela frente faz de cada um de nós um aliado de primeira hora. Estamos unidos pela fé na democracia e perseverança de construir um Brasil melhor.

O petista citou Alckmin uma vez, ao agradecer sua presença no evento. Disse que uma eventual chapa entre os dois depende de negociações partidárias e afirmou que aprendeu a respeitar alguns adversários:

— Tenho que respeitar o Alckmin, ele deixou o PSDB, ainda não tem partido filiado. Quem vai dizer se a gente pode se a gente pode se juntar ou não é o meu partido e o partido dele. Temos que ter paciência — afirmou Lula.

Além de ser um sinal de aproximação entre dois antigos adversários, o encontro público entre Lula e Alckmin também é visto como mais um passo na direção da formação de uma chapa presidencial para o ano que vem. A presença no evento de dirigentes de outros partidos que podem apoiar a candidatura do petista, como PSOL, PSD e Solidariedade, reforçou o caráter simbólico do evento.

Alckmin e Lula já haviam se encontrado reservadamente. Segundo interlocutores, o petista nunca convidou o ex-governador a integrar a chapa. Apesar disso, ambos deram declarações públicas que convergiam para uma aproximação. Alckmin afirmou não ter "diferenças intransponíveis" em relação ao petista. Lula, por sua vez, disse que não há nada que aconteceu entre eles que não possa ser "reconciliado".

O Globo

0 comentários:

Postar um comentário