quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Campus São Paulo do Potengi: oito anos da terceira fase de expansão do IFRN


Há exatos oito anos tinha início a terceira fase de expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), fruto do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, implementado pelo Governo Federal. Como resultado, nasceram os campi Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama.

Em celebração à data, o Núcleo de Jornalismo do Instituto (Nujor/IFRN) produziu uma série de matérias especiais, contando a história dos três campi aniversariantes e mostrando relatos de quem fez e faz parte de cada um deles. A primeira matéria, sobre o Campus Ceará-Mirim, já se encontra no Portal do IFRN. Esta é a segunda, referente ao Campus São Paulo do Potengi do IFRN.

Campus São Paulo do Potengi

O Campus São Paulo do Potengi do IFRN (IFRN-SPP) faz parte da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Foi inaugurado no dia 2 de outubro de 2013, em cerimônia realizada no Campus Ceará-Mirim do Instituto e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Distante aproximadamente a 73 quilômetros da capital potiguar, está localizado no território do Potengi, região composta por 11 municípios: Barcelona, Bom Jesus, Ielmo Marinho, Lagoa de Velhos, Riachuelo, Santa Maria, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza e Ruy Barbosa. São Paulo do Potengi possui uma área territorial de 240,425 km², com uma população estimada em 17.858 pessoas.

Com foco de atuação estabelecido nas áreas de Construção Civil, de Informática, de Matemática e de Meio Ambiente, o Campus oferta cursos nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Subsequente, Educação de Jovens e Adultos (ProEJA), Educação a Distância (EaD) e Graduação. A unidade de Ensino tem capacidade para atender 1200 alunos e 120 servidores, entre docentes e técnicos administrativos.

O IFRN-SPP desenvolve ações de Extensão e Pesquisa, que contribuem para o desenvolvimento social e econômico da região, integrando as ações do Campus à sociedade e comunidade local.

0 comentários:

Postar um comentário