domingo, 8 de novembro de 2020

Joe Biden é eleito pelo Colégio Eleitoral o 46º presidente dos Estados Unidos

Uma disputa histórica, acirrada e contada voto a voto elegeu o democrata Joe Biden como o 46º presidente da história dos Estados Unidos. A corrida eleitoral atraiu holofotes em todo o planeta desde a última terça-feira (3), quando começaram a sair os primeiros números após o dia oficial de votação.

A confirmação da eleição de Biden pelo Colégio Eleitoral - sistema americano de sufrágio universal indireto - ocorreu neste sábado (7), quando viradas na apuração nos estados da Geórgia (16 delegados) e da Pensilvânia (20 delegados) garantiram o número necessário de votos para eleger o democrata. Os dois eram liderados pelo republicano Donald Trump, que, em discurso repleto de desinformação nessa quinta-feira (5) deu a entender que irá judicializar o pleito.

A contagem ainda não foi encerrada, e dois estados - Carolina do Norte (15 delegados) e Alasca (3 delegados) - seguem com suas respectivas apurações. Em ambos, a vantagem, por ora, segue sendo de Donald Trump, que, mesmo levando os dois, chegaria a 242 delegados, número insuficiente para alcançar Biden.

Folha PE

0 comentários:

Postar um comentário