quinta-feira, 25 de junho de 2020

Complexo Eólico de Riachuelo, Caiçara, Ruy Barbosa e Bento Fernandes será um dos maiores empreendimentos eólicos do mundo

Está sendo instalado entre terras nos municípios de Riachuelo, Caiçara do Rio do Vento, Ruy Barbosa e Bento Fernandes, o Complexo Eólico Rio do Vento com um dos melhores recursos eólicos do Brasil, sendo um dos maiores empreendimentos eólicos do mundo. A empresa Casa dos Ventos terá um investimento total será de R$ 2,4 milhões nesse Complexo.

As obras de construção do Complexo iniciou em janeiro deste ano. Serão instalados 120 aerogeradores em 8 parques eólicos, e ainda uma subestação elevadora,  tudo dentro do Complexo, com uma capacidade instalada de 504 MW. Serão 100 propriedades arrendadas nos quatro municípios. A área total do complexo é de 700 hectares.

Para investir no local, a empresa Casa dos Ventos estudou amplamente o recurso eólico daquela localidade com 13 torres anemométricas (que medem as condições do vento) e 6 anos de medição. Com o estudo foi descoberto ali um dos melhores recursos eólicos do Brasil. O estudo mostrou que aquela localidade possui ventos com velocidade de 9 m/s, com direção e velocidade constante a longo do dia e disponível durante todo o ano.

A instalação do empreendimento, com um investimento de R$ 2,4 bilhões, vai beneficiar e muito essas 4 cidades envolvidas (Riachuelo, Caiçara do Rio do Vento, Ruy Barbosa e Bento Fernandes) com a geração de receita através de ISS (Imposto Sobre Serviço). Além disso, vai gerar 1200 empregos diretos e 2 mil indiretos com prioridade para mão de obra local. A empresa promete ainda realizar projetos sociais para as comunidades locais.


0 comentários:

Postar um comentário