quarta-feira, 13 de maio de 2020

Quarta-feira da Saúde: Como manter a saúde mental durante a quarentena

Por Atailton Mota - Fisioterapeuta.
A pandemia nos colocou em uma situação incomum: o isolamento social. Mas como manter a saúde mental em tempos assim? Diante da quarentena e do bombardeio de notícias sobre o que fazer, atualização de números de casos e mortes causadas pela pandemia, precisamos lembrar de cuidar das nossas emoções, que podem muitas vezes ficar em último plano.

É comum nesse momento, as pessoas ficarem ansiosas, quererem saber de tudo, comprar mantimentos e remédios, mas esquecem da angústia e da tristeza por trás de todo esse movimento. Tendo em vista esse contexto, reuni algumas dicas de como você pode superar esse período delicado e manter sua saúde mental.

- Filtre as notícias -

O excesso de informações sobre a pandemia pode trazer mais angústia. Por isso, a dica é separar um tempo do dia para entender, junto com familiares, as atualizações sobre o que acontece tanto na região onde mora quanto no mundo. Não podemos ficar reféns das notícias, busque informações somente de órgãos oficiais e confiáveis.

- Estabeleça uma rotina -

Ficar sem fazer nada, no ócio, pode gerar tristeza e ansiedade. É importante estar com a mente ocupada e positiva. E estando em casa, é possível escolher sua rotina. Você pode iniciar um novo hábito saudável, como tentar iniciar o exercício físico.

- Pratique o autocuidado -

Durante esse período de quarentena, cuide de você, faça o que você gosta, escolha músicas, livros, séries, filmes. Separe um tempo para meditar, relaxar, cozinhar algo especial ou fazer um exercício físico. Mas tire a pressão sobre você, autocuidado também é respeitar seu tempo para processar o que está acontecendo à sua volta.

- Mantenha o contato social -

Mesmo à distância, relacione-se com as pessoas, existem canais de comunicação para conectar todos e ter momentos sociais. Essa é a hora de tirar proveito de toda tecnologia que temos em mãos e que pode nos proporcionar esses momentos de união virtual.

- Ajuda profissional -

Por fim, como o prazo de isolamento ainda é incerto, fique atento aos perfis de profissionais da saúde que estão se colocando à disposição para tirar dúvidas. O importante é tentar fazer coisas diferentes todos os dias e encontrar o que faz bem a você e alivia sua mente.

0 comentários:

Postar um comentário