terça-feira, 12 de maio de 2020

Dentista Makson Venâncio fala sobre as manifestações do Covid-19 na saúde bucal

Mais do que nunca, nós cirurgiões dentista, independente da área que atuamos, olhamos o paciente como um todo, sempre! Somos a odontologia além dos dentes.

Médicos e Cirurgiões dentistas pesquisadores da Espanha lançaram um atlas fotográfico sobre as manifestações mucocutâneas da COVID-19 prevalentes, incluindo MANIFESTAÇÃO BUCAL.

Este material foi lançado para nossa comunidade científica no dia 7 de maio e tornamos público esses sinais.

Eles relatam como “ENANTEMA BUCAL” (discretas erupções na mucosa bucal tanto nos casos graves quanto nos casos leves), principalmente na região de palato (céu da boca) inúmeras petéquias (manchinhas mínimas avermelhada).

As lesões cutâneas podem estar presentes em qualquer região do corpo ou de forma generalizada (dependendo do caso), como urticárias manchas espalhadas), erupções vesiculares (pequenas bolhas), maculopapulares (manchas sólidas e aumentada) até lesões livedóides (lesão dolorosa).
Esses são sinais clínicos da ação viral.

Estamos sempre, dia a dia, em atualizações científica sobre o tema, pensando sempre na coletividade e nos nossos pacientes, por isso faço questão de também tornar público essas imagens que são de grande valia.
.
Dr. Makson Venâncio
Cirurgião Dentista
CRO/RN 6002
CRO/AP 1066

0 comentários:

Postar um comentário