O nosso blog entrevistou o cirurgião-dentista Dr. Makson Venâncio, da LAPAC. Ele falou sobre a relação da saúde bucal com o coronavírus.
Qual a ação da odontologia nesse tempo delicado em que vivemos?
Dr Makson: Em meio à disseminação do coronavírus, nós como prestadores de cuidados de saúde durante essa pandemia, continuamos de forma à proporcionar o alívio da dor e o tratamento da infecção do paciente, a fim de mantê-lo fora dos hospitais e departamentos de emergência. Ou até uma segunda ordem do conselho de odontologia ou do governo.
A higiene bucal é necessária para combater o coronavírus?
Dr. Makson: Sim, inclusive o uso de enxaguantes bucais é recomendado, principalmente durante essa pandemia.
O coronavírus infecta células, nas vias aéreas e nos pulmões, ao contrário dos vírus da gripe que começam com o nariz e a garganta. Além de minúsculas partículas inaladas no ar, o coronavírus atinge essas células através de fluido no nariz ou na garganta que passa pela sua garganta (isso é chamado de aspiração) e desliza pela traquéia (garganta).
Manter a boca e a garganta livres de patógenos infecciosos ao longo do dia e antes de dormir à noite (quando geralmente ocorre a maior aspiração) é fundamental agora.
Que medidas de higiene bucal posso tomar para diminuir minha exposição pessoal ao coronavírus?
Dr. Makson: Devemos escovar os dentes corretamente e usar fio dental, limpar a língua, bochechar, e gargarejar duas vezes com um enxaguatório bucal anti-séptico.
Como o virus é vulnerável à oxidação, recomenda-se o enxágue bucal contendo agentes oxidantes, com peróxido de hidrogênio. Existem marcas conhecidas com essa formulação, mas deve ser indicada sempre e unicamente pelo cirurgião dentista.
Que precauções o consultório odontológico está fazendo para evitar a propagação da infecção?
Dr.Makson: Como prática odontológica, é de prache a esterilização e desinfecção. Seguimos todas indicações dos órgãos pertinentes, além de todos os dias estarmos nos atualizando por artigos científicos toda situação em que nos engloba. É importante salientar que toda a nossa equipe odontológica envolvida no atendimento ao paciente usa equipamentos de proteção adequados e claro, protegemos também nosso paciente. Desde a recepção até o atendimento disponibilizamos álcool 70% para os pacientes e atendentes mesmo que seja para passar em canetas, maçanetas e tudo ao redor.
Que precauções extras devem ser tomadas durante esse período?
Dr.Makson: A situação atual pede algumas precauções e protocolos extras: Triagem minuciosa para possíveis pacientes com COVID-19; Intervalos aumentados entre consultas; Uso de químico bucal antes dos procedimentos, dentre outra. Ressaltamos que se a pessoa estiver com dúvidas de consulta odontológica, disponibilizamos o atendimento via redes sociais com respostas quase instantâneas.
Alguma nota?
Dr. Makson: É tempo de novos hábitos, as atitudes como higiênica e a corrida para respostas imune devem ser levadas para sempre. Vamos vencer juntos!
0 comentários:
Postar um comentário