segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Redação do Enem, democratização do acesso ao cinema, surpreende professores

A primeira prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 sob o governo de Jair Bolsonaro (PSL) surpreendeu os professores ouvidos pelo UOL. Os estudantes que participaram do exame deste domingo (3) tiverem que argumentar sobre a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

O tema de 2019, segundo os professores, foi mais específico do que nos anos anteriores. "Surpreendeu. Nós apostávamos que o tema até poderia falar de democratização do acesso à cultura e não especificamente sobre o cinema", afirma Maria Aparecida Custódio, professora do laboratório de redação do Objetivo. Para Maria Aparecida, esse é um tema acessível e que qualquer candidato poderia fazer uma relação direta com o seu dia a dia na hora de escrever.

Segundo a coordenadora de Redação do Poliedro, Maria Catarina Bozio, a prova atual ano se diferencia da linha de 2018. "Ela traz de volta um tema que pede um recorte sobre o Brasil. Isso tinha desaparecido da prova de 2018, mas era uma tendência de 2014 pra cá. Isso pode trazer uma tranquilidade ao aluno, na hora de pensar uma proposta de intervenção que seja próxima da realidade deles".

O tema também surpreende porque cultura não é um assunto caro ao governo atual, que havia prometido interferir na prova elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep).

Uol

0 comentários:

Postar um comentário