quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Assembleia Legislativa presta homenagem a Monsenhor Expedito em São Paulo do Potengi

Uma sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa em São Paulo do Potengi marcou o encerramento das comemorações pelo centenário de Monsenhor Expedito no município, nesta terça-feira (13). A homenagem, proposta pelo deputado Gustavo Fernandes (PMDB), ocorreu na Câmara Municipal local.

"Muito me orgulha ser propositor desta sessão por ter vivenciado, quando mais novo, toda a luta de Monsenhor Expedito pela distribuição de água para o povo potiguar, ao lado meu pai, o ex-deputado Elias Fernandes. Me lembro das reuniões incessantes, das discussões propositivas e da luta constante. Tudo com um único objetivo: a água", disse Gustavo Fernandes.

Em discurso, o parlamentar enalteceu o esforço do Legislativo Estadual para aprovação da Lei que instituiu o Programa Estadual de Recursos Hídricos, em 1996.

“A Casa Legislativa tornou possível o sonho de Monsenhor Expedito. A semente plantada por ele lá atrás resulta hoje em mais de 2 mil quilômetros de adutoras em todo o Estado, mais de 40 mil hectares de áreas irrigadas e mais de 15 mil poços perfurados", destacou o deputado.


Conhecido como o "Profeta das Águas", Monsenhor Expedito foi pároco de São Paulo do Potengi durante 56 anos e era considerado um visionário, lutador pelas obras de combate à seca. Foi um dos pioneiros na defesa da transposição das águas do Rio São Francisco, conforme relembrou o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, durante o evento. "Monsenhor dizia: partilhar a água da lagoa, da barragem e do Rio São Francisco, é partilhar a vida", disse Dom Jaime.

Presente na solenidade, o deputado Ricardo Motta (PSB) enalteceu a iniciativa da Assembleia Legislativa e a atuação do pároco na luta pela água. "A seca no Estado é uma realidade muito dura de se conviver, mas seria muito pior sem o legado de Monsenhor Expedito", declarou ele.

Na oportunidade, o prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo Araújo, agradeceu a homenagem prestada pelo Legislativo Estadual e citou benefícios herdados pela cidade e que foram conquistados por Monsenhor.

"É uma homenagem grandiosa. Precisamos louvar o que ele fez não apenas pelas águas, mas por todo o seu trabalho e legado social - que deram dignidade e cidadania ao povo de São Paulo do Potengi", falou.

Participaram da sessão solene vereadores e representantes políticos locais, gestores municipais e estaduais, servidores, religiosos e sociedade civil.

Centenário

As comemorações alusivas ao centenário de Monsenhor Expedito tiveram início no último sábado (10), com ampla programação cultural e religiosa no município, e seguem até a noite desta terça, com a celebração de uma missa e apresentação da banda de música da PM, encerrando os festejos.

Ao fim da solenidade, foi descerrada uma uma placa em alusão aos 100 anos de nascimento de Monsenhor Expedito.










Assessoria de Imprensa da ALRN

0 comentários:

Postar um comentário