sábado, 3 de janeiro de 2015

Com base no Censo 2010, divulgado em 2013, São Paulo do Potengi é o 53º em IDHM no RN e o 1º no Potengi

Dos 167 municípios do RN, São Paulo do Potengi apareceu na 53ª posição no ranking estadual de IDH municipal, com o índice de 0,622, sendo classificado com pontuação média.

O IDH dos municípios vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor. Divulgado em 2013, o IDH foi calculado com base nos dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação. Foi apenas a terceira vez que o órgão da ONU realizou o levantamento sobre a situação nos municípios do país – outras duas edições da pesquisa foram divulgadas em 1998 e 2003. 

Na Região Potengi, São Paulo do Potengi aparece em 1º, seguido de Ruy Barbosa que aparece em 2º com índice de 0,605, sendo esses dois municípios os únicos da Região Potengi a serem classificados com índice com pontuação média.

Os outros municípios do Potengi aparecem com pontuação considerada baixa. O pior classificado do Potengi é Ielmo Marinho, que tem o terceiro pior IDH do RN, na 165º colocação.

Confira abaixo o ranking completo por IDH Municipal na Região Potengi:

0 comentários:

Postar um comentário