sexta-feira, 15 de março de 2013

Irmãs da Divina Providência comemoram Jubileu de Ouro

Matéria da TRIBUNA DO NORTE
Irmã Isoldi Bittencourt
Cinquenta anos trabalhando em prol da educação e da religiosidade. A Congregação das Irmãs da Divina Providência completou o Jubileu de Ouro da chegada das freiras ao Rio Grande do Norte. As primeiras freiras foram recebidas com festa pelo pároco de São Paulo do Potengi, na época, Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros. A programação alusiva à data começou no dia 5 e se estende até o dia 23 de março, com missa e jantar de reencontro de ex-alunos do Colégio São José, fundado pelas religiosas em 1963.

Ao longo de sua história, as irmãs construíram um legado em favor da educação e da evangelização. O Colégio São José, inaugurado em 5 de março de 1963, foi administrado pelas irmãs durante quase toda sua história. Atualmente, uma congregação Comunidade Obra de Maria, ligada às freiras, mantém a instituição. A escola privada de Ensino Médio atende 380 alunos, e tem mais de 40 professores e colaboradores.

"Em um passado recente, já passaram pelos bancos do nosso colégio médicos, dentistas, comerciantes locais, sete sacerdotes e além de políticos, como José Francisco de Azevedo (ex-prefeito) e José Leonardo Cassimiro (Naldinho, atual prefeito)", lembra a irmã Isoldi Bittencourt, madre superiora da Congregação, em São Paulo do Potengi.

A Congregação se originou na Alemanha há 170 anos e começou a atuar no Brasil inicialmente, em Santa Catarina, em 1895. No Rio Grande do Norte, atualmente as irmãs da Divina Providência estão presentes apenas em dois municípios: São Paulo do Potengi e São José de Mipibu. "Mas já tivemos a missão evangelizadora e educacional em várias outras cidades, como São Tomé, e também em Natal. Havia uma Congregação em Cidade Satélite", conta a irmã Isoldi, há 20 anos atuando em solo potiguar. Durante as comemorações algumas irmãs virão de outros estados para participar do Jubileu de Ouro. O trabalhopela formação de profissionais continua sendo mantido no município pelo educandário.

0 comentários:

Postar um comentário