segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Lagoa da Quixaba: Agricultores Familiares sofrem com a Falta D'água

Veja a foto tirada neste domingo 18, em um dos pontos de distribuição d’água.
Na comunidade de Lagoa da Quixaba, a realidade dos agricultores para conviver com a seca não é diferente de outros lugares do nordeste. Os agricultores contam com apenas dois benefícios: as cisternas do P1MC e um poço perfurado na propriedade de Paulo Henrique, poço esse que ainda não recebeu atenção por parte dos órgãos governamentais, a iniciativa para perfuração desse poço foi do Vereador João Cabral no final de 2010.

A comunidade conta com um sistema de adutora que necessita de um bombeamento através de um booster localizado na comunidade de Oiteiros nas proximidades da casa de Caristia. A implantação do booster foi uma iniciativa do Prefeito eleito NALDINHO em sua primeira gestão e que o mesmo mantinha a taxa de energia para garantir o fornecimento d’água para a comunidade, mas desde o mês de setembro a água não chega por que a energia do booster foi cortada e os moradores continuam recebendo as tarifas da CAERN, sem receber água nas torneiras.

Na comunidade o dia dia dos agricultores é buscar água para o consumo animal e para outros usos nos pontos de água ramificados do poço, que os próprios moradores construíram e instalaram o poço com uma bomba do tipo sapinho para abastecer cada um dos pontos de distribuição sendo: um na propriedade de Chico de Leonel, outro na propriedade de João de Aníbal e outro próximo ao poço. Cerca de 200 animais bebem água diretamente nos pontos de distribuição sem contar com os tambores que diariamente são retirados dos referidos pontos para outros fins. Veja a foto abaixo tirada neste domingo 18, em um dos pontos de distribuição d’água.
Informações de João Maria Ribeiro (Presidente do SINTRAF de São Paulo do Potengi)

0 comentários:

Postar um comentário