segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Gileno Souto Junior: ele respira o Esporte

Gileno Souto Junior, 31 anos de dedicação ao esporte
Natural de São Paulo do Potengi, Gileno Souto Junior, filho de Gileno Souto e Nini Souto (ex-prefeita de São Paulo do Potengi), escolheu Natal para traçar o caminho como atleta dentro do futsal potiguar. Aos 15 anos chegou à capital e dois anos mais tarde ingressou no juvenil de salão do ABC, na época treinado pelo atual presidente da FNFS, Clóvis Gomes. Em seguida, ingressou no adulto, comandado por Jucivaldo Félix.

Na década de 80, floresceram os primeiros resultados com o forte trabalho desenvolvido dentro de quadra. Entre eles está a conquista de campeonatos disputados entre alunos da universidade e os jogos universitários. Pouco tempo depois foi admitido para o curso de Educação Física na UFRN e continuou conciliando as atividades acadêmicas com as da vida esportiva.

Dentro da universidade, foi bicampeão universitário brasileiro. Em 1984 sagrou-se vice-campeão brasileiro nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Fora do campus, fez história defendendo a camisa do extinto Bandern.

No time foi campeão metropolitano, quebrando a hegemonia dos alvirrubros. Gileno explicou que um contato feito com Marcílio Carrilho e Rubens Lemos Filho, que entrou com um investimento do material esportivo, ajudou a reanimar o time de futsal do ABC, paralisado há cinco anos.

O pedido para colocar o time novamente em movimento partiu dos próprios atletas, amigos de Gileno. A partir daí, alguns jogadores reservas do América foram contratados para completar o time e poder participar de um novo campeonato. Na ocasião, terminaram em terceiro lugar, ficando atrás do Macau e do América, que levou o título. No ano seguinte o time emplacou com uma mudança radical.

Gileno detalhou que, com o intuito de fortalecer ainda mais a equipe, foi feito um investimento que resultou na contratação de quase todo o time do América. "Com o título em 1985, nós ajudamos o ABC a garantir o único campeonato do Nordeste da história", esclarece.

Ainda com grandes passagens pelo futsal, em 1999 assumiu a UnP e levou o time a desbancar a equipe de São Paulo em um campeonato nacional. O título é lembrado em virtude da conquista do tetracampeonato, três títulos como atleta e um como treinador. Em 2000, a pedido do presidente da Federação de Futsal, Joelson Ferreira, foi chamado para treinar a Seleção do RN em dois jogos contra a Seleção Brasileira, um em Mossoró e outro em Natal. Os dois resultados foram favoráveis ao time nacional.

Em 31 anos de dedicação ao esporte, Gileno aponta alguns dos momentos mais marcantes dentro das quadras. Uma das grandes decepções que lembrou foi o fato de ter perdido para o América em uma decisão no Palácio dos Esportes em 1994. "Faltavam cinco minutos quando o árbitro da partida entendeu que eu cometi falta no meio da quadra em cima do jogador Sílvio.

Estava tranqüilo pois tinha certeza que o goleiro ia pegar. Infelizmente, ele não conseguiu segurar e nós perdemos", lamenta. Outra situação triste foi a saída repentina do ABC, em 1985.
Dos momentos alegres que lembrou estão a conquista do tricampeonato do ABC.  Entre as maiores ele destacou o título de tricampeonato universitário e a conquista da Taça Brasil. 

Gileno também colocou entre suas grandes conquistas, o título do Campeonato Estadual Sub-20 em 2010, onde ele como treinador levou a Seleção de São Paulo do Potengi ao título inédito, vencendo Macau na final por 2 a 1, garantindo assim o direito da equipe genuinamente Potengiense disputar a Taça Brasil sub-20 em junho de 2011 em Boa Vista - RR. Essa foi uma das maiores conquistas da história do esporte de São Paulo do Potengi.


Nos dias atuais, o professor Gileno é Presidente da Federação do Desporto Escolar do RN, e treina equipes de Futsal. Gileno é considerado por muitos como o Melhor Treinador de Futsal do RN.

1 comentários:

jailson martins disse...

vc ver como e as coisa gileno, e em spp. nunca ganhou de nos, u tão famoso arsenal de doda samuel tio naldo eu mesmo doca. emfim. fomos sempre campeão. e na epoca não tivemos nem um tipo de chance.mais mesmo assim tiro o chapeu para vc.procure melhor mais o esporte na cidade eu estive air em junho e e muito ridiculo os ginasio da cidade. em sorocaba todos os anos tem um campionato chamado cruzeirão e ele e muito famoso no estado de sp.tente se programar um ano e venha participar. abraço a todos.

Postar um comentário