Foto meramente ilustrativa |
A concorrência nacional 0092/2012 prevê a execução dos serviços de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de São Paulo do Potengi por meio de empresa de construção civil qualificada em saneamento básico, com fornecimento de material. Os recursos são frutos de termo de compromisso assinado entre a Caern e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) nas ações inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A empresa vencedora da licitação terá um prazo de um ano para execução dos serviços.
O projeto da obra contempla a implantação de um sistema que abrange coleta, transporte, tratamento e destino final dos efluentes domésticos gerados no município pelos próximos 20 anos. A cidade de São Paulo do Potengi possui atualmente 20% da coleta de esgotos e conta com uma Estação de Tratamento de Esgotos no bairro Juremal que atende 2 mil e 500 habitantes do bairro. As obras da Caern vão atender os bairros Centro, Nossa Senhora Aparecida, Assunção e fará o tratamento de esgotos no bairro Santos Dumont, que já possui esgotamento.
Será construída uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) que beneficiará diretamente 13,6 mil habitantes, com a construção de uma lagoa facultativa e duas de maturação. A ETE ficará localizada há cerca de cinco quilômetros da cidade, às margens da RN-120, próximo ao povoado Jurema. A entrada em funcionamento da ETE Central juntamente com a ETE Juremal atenderá 16 mil habitantes com tratamento de esgotos. O projeto prevê também uma Estação Elevatória de Esgotos, na rua Antônio Cardoso, vizinho ao Riacho dos Porcos.
Para a execução das obras será necessário a construção de um emissário de gravidade com uma extensão de 906 metros e diâmetros que variam de 150 a 300 milímetros. A execução da obra também prevê um emissário que sai da Elevatória até a Estação de Tratamento de Esgotos com uma extensão de 5,8 quilômetros e diâmetro de 250 milímetros. Outro emissário levará o efluente da ETE Central ao destino final com 100 metros de extensão e diâmetro de 200 milímetros. Serão executadas 1.900 ligações de esgoto na cidade.
REUSO
A recomendação do projeto é que os efluentes após tratamento nas lagoas da Estação de Tratamento de Esgotos podem ser usados para irrigação e fertilização. O reuso de água é importante, particularmente, em regiões de difícil acesso à água.
Assessoria de Imprensa Caern
0 comentários:
Postar um comentário