segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mau uso de pesquisa político-eleitoral em campanha

Impressiona o superdimensionamento que se dá à pesquisa eleitoral dentro de uma campanha. Boa parte das pessoas que discute o assunto, a propósito, não tem o mínimo conhecimento técnico sobre o caso.

Na verdade, quase tudo que envolve o debate sobre pesquisa é assentado no emocional e no interesse particular ou de grupo. A desinformação e a má-fé terminam se sobressaindo, em vez da realidade e o bom senso.

Fique certo, webleitor, não há pesquisa capaz de dar a vitória a um candidato e determinar a derrota do outro. Pode causar momentânea euforia ou torpor, mas não decide.

As pesquisas são instrumentos indispensáveis ao monitoramento e planejamento de uma campanha.

Cada grupo sabe exatamente o que está ocorrendo com base em suas pesquisas e é comum o jogo de números, o fomento de boatarias.

O mau uso desse conteúdo, muitas vezes criando expectativa errada em meio à militância, é que pode causar muito estrago.

Reflita.

Por Carlos Santos

Fonte: Blog do Robson Pires

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma pesquisa com confiabilidade de 95% não erra.Isso é matemática;uma ciência exata.Nunca vi uma pesquisa eleitoral feita por uma empresa confiavél errar substancialmente.Existe uma grande diferença de valores entre os dois candidatos e apenas 4% de margem de erro, o que leva a concluir que Naldinho está na frente sim.A mesma matemática nos leva a entender que não está nada ganho.Mas cá entre nós...tá difícil reverter o quadro.

Anônimo disse...

FOI ESTA MESMA MATEMATICA EXATA QUE DERRROTOU NALDINHO QUATRO ANOS ATRAZ QUEM NAO SE LEMBRA? COMEMORARAM ATE O ULTIMO MOMENTO A VITORIA DESTE FICHA SUJA E O QUE FOI QUE ACONTECEU LEVOU UMA TRAULITADA SE PESQUISA E CONFIAVEL POR NAO FUNCIONOU QUATRO ANOS ATRAZ QUERIA QUE ESTE ANONIMO EXPLICASSE ESTE FENOMENO ESTAMOS ESPERANDO A EXPLICAÇÃO

Anônimo disse...

Claro que algo pode mudar, mas tirar 30% de diferença é extremamente difícil, uma vez que os dois candidatos são amplamente conhecidos pela população. Dizer que pesquisa não tem validade, é o mesmo que afirmar que milhares de candidatos no Brasil estão fazendo pesquisas de uso interno em vão.

Anônimo disse...

NAO ADIANTA ARGUMENTAR ESTA PESQUISA E UMA VERDADEIRA PALHAÇADA QUEM E INTELIGENTE E ANALISAR DIREITINHO VAI VER QUE ELA E MEIA AMALASSOMBRADA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

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