segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mesmo após repercussão do estilingue não houve melhorias no CDP de São Paulo do Potengi por parte do Governo do Estado

1ª DRP de São Paulo do Potengi, onde fica localizado o CDP
O Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Paulo do Potengi, cidade distante 73km de Natal, não teve situação melhorada após a gigantesca repercussão ocorrida em março deste ano, quando foi descoberto que o único equipamento de segurança da unidade prisional era um estilingue. 

Agora, o estilingue foi embora e a carceragem continua sem nenhum tipo de armamento para evitar fugas, rebeliões ou resgates. Na época, eram 33 presos e hoje são quase 60. As mudanças sofridas foram todas para pior. 
O uso de um estilingue como equipamento de segurança foi revelado em março deste ano, após uma inspeção feita pelo juiz da comarca de São Paulo do Potengi, Peterson Fernandes Braga. O assunto, que foi destaque nos principais veículos de comunicação do país, como os portais G1, da Rede Globo, Uol, Terra e outros de grande repercussão nacional, provocou grande constrangimento à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) do Rio Grande do Norte, na época, mas mesmo assim o problema continua. A situação do CDP está ainda pior hoje.

Segundo um agente penitenciário lotado no CDP de São Paulo do Potengi, não houve nenhum tipo de melhoria para a unidade prisional depois da gigantesca repercussão alcançada com o estilingue. “Depois daquelas notícias não mudou nada, não tivemos atenção nenhuma. Pela repercussão que deu, a gente esperava uma melhora... Não que viesse aumento salarial, essas coisas, mas na infraestrutura, na parte física do prédio, na parte da segurança, não mudou nada”, reclama o agente, que na sexta-feira passada, 25, era o único responsável pela custódia de 55 presos. Na época do estilingue, eram “apenas” 33.

2 celas comportam os 55 presos
Na época em que o relatório feito pelo juiz Peterson Fernandes Braga chegou ao conhecimento da mídia, ele declarou à imprensa que os presos não fugiram porque não quiseram. Ainda conforme o agente que estava de plantão na sexta-feira passada, a situação continua igual. Ele confirma que a infraestrutura continua extremamente deficiente. Não houve nenhum tipo de melhoria nesse aspecto. Um exemplo disso é a fuga que ocorreu no dia 18 deste mês, quando dois presos escaparam. “Os presos continuam aqui porque querem. Não há segurança alguma para evitar fugas”, reclama.

Após repercussão, governo anunciou inúmeras medidas 


A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) do Rio Grande do Norte, responsável pela administração das prisões potiguares, anunciou pelo menos duas medidas para resolver o problema de São Paulo do Potengi, no entanto, nenhuma delas foi aplicada, quase três meses depois.

Já se passaram três meses após o anúncio das medidas e nenhuma delas foi efetivada, conforme constatou o portal DEFATO.com na sexta-feira passada.

Informações do defato.com

3 comentários:

Anônimo disse...

se fosse no tempo de davi e o gigante golias eu ficava calado,mas em pleno seculo XXI usar esta arma tao potente e mortal que é o estelingue,so pode ser piada!KKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!

EWERTON VIEIRA disse...

" aqui ponto nos chegamos,com tantos impostos pagos por nos cidadaos,temos que nos comparar com essa realidade tao deploravel,eles erraram e estao pagando por seus atos,onde esta nossas autoriades? vamos ser solidarios com esses que precisam de apoio e deum pouco de dignidade,mesmo que eles tenham causado danos a sociedade,eles precisam de apoio,quanto aos policiais,eles tambem precisam de apoio e condicoes de trabalho,vamos juntos reinvidicar dos gestores que busquem solucoes cabiveis para esse descaso,vcs que votaram nesse desastre de gestora chamada Rosalba,tenham sensibilidade e cobre da mesma medidas urgentes,nao fique depois cobrando desses homens que tanto honra sua farda quando o inevitavel acontecer,motins e fugas,voloto a dizer,cobre urgentemente dessa governadora que trabalhe ou faça alguma coisa de uitl...ROSALBA,SINONIMO DE VERGONHA E DESCASO EM NOSSA CIDADE!!!

EWERTON VIEIRA disse...

"como uma pessoa pode ser tao ruim gestora quanto essa governadora,ainda bem que errar e humano, permanecer no erro e burrice,vamos pensar,refletir nesses que pediram uma oportunidade e quando tiveram,nao corresponderam com o prometido,chega de tanta demagogia e hipocresia,vamos eleger quem ja deu e da provas e aulas de como administrar,chega dessas rosas da vida,o povo nao aguenta mais sofrer com esses falsos politicos,cidadaos de nossa cidade vamos cobrar dos responsaveis medidas urgentes e que resolvam os problemas existentes em nossa cidade como: o ginazio poliesportivo ALUIZIO ALVES que ta caindo por cima dos desportistas de nossa cidade,o atraso de pagamentos dos funcionarios da central,a delegacia de nossa cidade e sua super lotaçao,a falta de armamento de nossos policiais e apoio,a queda notoria no restaurante popular,funcionarios insatisfeito do hospital com pagamentos atrasados,isso e a gestao ROSALBA DE TRABALHAR,VERGONHA,ELA E UMA VERGONHA!!!

Postar um comentário