quarta-feira, 23 de maio de 2012

Agricultores familiares recebem em São Paulo do Potengi certificados de cursos profissionalizantes

Seiscentos agricultores familiares que participaram dos cursos do Plano Territorial de Qualificação Profissional do Rio Grande do Norte (Planteq-RN), em 2011, receberão seus certificados nesta quarta-feira, 23 de maio. A solenidade acontecerá a partir das 8h, na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, na região agreste.

O Projeto foi realizado em parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Governo do Estado, sendo executado pela Emater-RN. O total de recursos investidos na iniciativa foi da ordem de R$ 437 mil.

Segundo o gerente do projeto, extensionista rural da Emater-RN, Isaac Alves, o curso capacitou agricultores familiares, no ano passado, divididos em 24 turmas em oito municípios das seguintes áreas de abrangência dos escritórios regionais da Emater-RN: São Paulo do Potengi, São José de Mipibu e Santa Cruz. A região de São Paulo do Potengi reuniu metade das turmas do Planteq em 2011.

O objetivo dos cursos é capacitar agricultores familiares, na faixa etária de 20 a 25 anos, em funções típicas das regiões onde residem, para que tenham a oportunidade de obter ocupação e renda e, assim, desenvolverem suas ações nas próprias comunidades. 

 Constando de aulas expositivas e práticas, o Planteq RN ofereceu profissionalização para os agricultores familiares nas tipologias: fruticultura, mandiocultura, agroecologia e meio ambiente, avicultura, sanidade animal, bovinocultura e ovinocultura. Cada especialidade teve uma carga horária de 200 horas/aula.

Fonte: JusBrasil

0 comentários:

Postar um comentário