sexta-feira, 18 de maio de 2012

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. 

Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. 

A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta. Aos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger e defender crianças e adolescentes cabe-lhes o papel pedagógico da orientação, acolhida buscando superar mitos, tabus e preconceitos oferecendo segurança para que possam reconhecer-se como pessoa em desenvolvimento e envolverem-se coletivamente na defesa, garantia, e promoção dos seus direitos. 

Para destacar o dia 18 de Maio a Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, através da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS, está organizando uma mobilização na Praça Monsenhor Expedito alusiva ao dia.

1 comentários:

Anônimo disse...

Não vamos apenas "comemorar" esse dia de mobilização. Precisamos DENUNCIAR o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Este Disque 100 é muito bacana, é um serviço do governo federal que podemos denunciar outros abusos também, como aos homossexuis, aos idosos... S. P. P. é uma cidade que cresce muito, e muita coisa ruim surge, então a prevenção é importante, o combate é importante, e o mais importante é que todos tenham a consciencia de que não podemos aceitar estes tipos de abuso.

Forte abraço,
Renato Faria.

Postar um comentário