terça-feira, 24 de abril de 2012

Sesap trabalha para estruturação de uma Rede Oncológica no RN

Durante a semana passada a equipe da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esteve reunida para definir estratégias para o desenho de uma Rede de Atendimento em Oncologia no Rio Grande do Norte.

A Rede seguirá os moldes das Redes de Atenção à Saúde, criadas pelo Ministério da Saúde, que incluem ainda a Rede Cegonha (para atendimento materno-infantil), Rede de Atenção às Urgências e Emergências, Rede de Atenção Psicossocial e Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência.

A Sesap montou um grupo de trabalho, composto por profissionais da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), Subcoordenadoria de Ações da Saúde (SUAS), Coordenadoria de Planejamento (CPCS), Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) e Auditoria. O grupo apresentou às Unidades Regionais de Saúde Pública (URSAPs) um instrumento de coleta de dados para montar uma matriz diagnóstica da Rede de Atenção Oncológica nas oito regiões de saúde do estado.

O questionário pretende levantar dados sobre câncer de próstata, mama, colo do útero, traquéia, brônquio e pulmão, cólon e reto, estômago, boca, câncer de pele e leucemias. Além de também verificar a existência de profissionais para consulta especializada, exames laboratoriais e procedimentos complementares ao diagnóstico e a mortalidade por câncer em cada município.

Fonte: Blog do Robson Pires

0 comentários:

Postar um comentário