quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Operação QI: MP prende quadrilha que fraudava concursos públicos no Estado

Nesta quinta-feira (15), após quatro meses de investigação acerca de concursos realizados pelas empresas CONCSEL e SOLUÇÕES em municípios do interior do Estado, o Ministério Público do Rio Grande do Norte desencadeou a Operação "Q.I", dando cumprimento a quatro mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo de Direito da Comarca de Martins, resultando na prisão de mais três pessoas em razão de flagrantes de crimes, totalizando sete pessoas presas.
Policiais Militares cumprem mandados de busca e apreensão em sede de empresas de concurso
Foto: Adriano Abreu
A quadrilha fraudava os concursos públicos através de acordos ilícitos para o ingresso de pessoas no serviço público através do pagamento de "propina" e concessão de outros favores. A investigação comprovou que o esquema comandado pelos sócios da empresa organizadora de concursos públicos CONCSEL, aprovam pessoas indicadas por integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios ou através do pagamento de valores direto pelo próprio candidato. Os candidatos assinavam gabaritos fraudados, preenchidos pela própria organização criminosa em momento posterior à realização das provas com a marcação de respostas corretas em número suficiente para a aprovação dos favorecidos.

Ressalte-se, desde já, que a investigação contra a empresa CONCSEL CONCURSOS E SELEÇAO DE PESSOAL LTDA EPP se deveu as suspeitas levantadas contra a SOLUÇÕES METODOS E SELEÇÃO DE PESSOAL LTDA ME, as quais possuem o mesmo quadro societário e que já fora alvo de investigações e ações anteriores, em razão da prática de fraude a licitações.

Além das fraudes nos concursos públicos, a quadrilha igualmente praticou outros delitos, como fraudes à licitação, corrupção passiva e tráfico de influência.

A Empresa SOLUÇÕES METODOS E SELEÇÃO DE PESSOAL LTDA ME é a mesma que iria Coordenar o Concurso Público de São Paulo do Potengi no final do ano de 2008, já no final do mandato do Ex-prefeito José Leonardo Cassimiro de Araújo. O concurso (que depois veio a ser anulado) teve inscrições abertas do dia 27/10/2008 à 08/11/2008.

Foto: Tribuna do Norte com informações do MP/RN / Complementado pelo SPP News

2 comentários:

Anônimo disse...

IMGINEM QUEM PASSARIA NO CONCURSO DE SAO PAULO DO POTENGI!!!
Como bem disse o blog, o concurso só foi criado no final da gestão do EX-prefeito e após perder a eleição.

Ainda bem que a atual gestão anulou esse concurso.

Parabens ao nosso prefeito Azevedo!

Anônimo disse...

E este concurso que está preste a acontecer não estar nos mesmos moldes; fim de mandato.

Postar um comentário