Acompanhado da presidenta da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), o presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), João Luiz Martins, reuniu-se nesta terça-feira (13) com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e com o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vacarezza, para pedir a rápida tramitação do PL (Projeto de Lei) 2.134/11, de autoria do Executivo, que cria 7.178 cargos nas universidades e Ifets (Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica).
- Saímos esperançosos de que o PL 2.134/11 seja aprovado ainda este ano, afirmou João Luiz Martins.
Ele apontou a intervenção da deputada Fátima Bezerra como determinante para que a Andifes fosse recebida pelos líderes partidários.
- Vamos fazer o que for possível para que esse projeto seja aprovado ainda este ano na Câmara e no Senado, pois só dessa forma conseguiremos que no próximo ano sejam criadas novas vagas nas universidades e na rede federal de educação profissional, garantiu a deputada Fátima Bezerra.
A reunião também foi acompanhada pelo reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz Junior, e pelo secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino.
O PL 2.134/11 vai viabilizar a operacionalização das quatro novas universidades e 120 unidades dos IFETS, anunciadas pela presidenta Dilma Roussef em agosto passado, assim como a conclusão do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). A aprovação do PL ainda este ano permitirá a realização de concursos e a contratação rápida de docentes e técnicos administrativos, o que garantirá que no primeiro semestre do próximo ano sejam oferecidas novas vagas.
Na reunião com os líderes partidários, os representantes da Andifes esclareceram que aprovação do PL vai beneficiar todos os estados da federação e que as expansões das universidades têm priorizado a interiorização, os cursos noturnos e a formação de professores para a educação básica.
No Rio Grande do Norte, serão criados Ifets em Ceará Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi.
- Assim como fez o presidente Lula, a presidenta Dilma, de forma acertada, tem investido na expansão e no fortalecimento das universidades federais e dos IFETs, elogiou Fátima Bezerra.
Com informações da assessoria da deputada Fátima Bezerra
0 comentários:
Postar um comentário