quarta-feira, 22 de junho de 2011

Conheça um pouco sobre Boa Vista-RR

Direto de Boa Vista-RR

Tendo em vista que a nossa delegação de São Paulo do Potengi Sub-20 está hospedada em Boa Vista (Roraima), estou escrevendo um pouco sobre a cidade para que vocês possam conhecer um pouco de Boa Vista-RR.

Boa Vista é a capital e o município mais populoso do estado de Roraima. Sua população é dois terços da população do Estado, situa-se na margem direita do rio Branco. É a única capital brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador.
Moderna, a cidade destaca-se entre as capitais da Amazônia pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, lembrando um leque, em alusão às ruas de Paris, na França. Foi construído no governo do capitão Ene Garcez, o primeiro governador do então Território Federal do Rio Branco. As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco (ao lado do Hotel onde estamos hospedados), onde se concentram as sedes dos três poderes — Legislativo, Judiciário e Executivo. Além de pontos culturais (teatros e palácios), hotéis, bancos, correios e catedrais religiosas.
É uma cidade tipicamente administrativa e concentra todos os serviços estaduais.

Clima
Ocorrem apenas duas estações bem definidas: o inverno e o verão; o outono e a primavera praticamente não são percebidos. Boa Vista se encontra na Zona Climática Tropical; seu clima é tropical úmido, Aw na classificação do clima de Köppen.
Sua precipitação média anual é de 1.750 mm.
A temperatura varia de 21 °C a 36,6 °C, sendo as mais baixas em janeiro e mais altas em julho, dada sua localização no hemisfério norte. Sua temperatura média é de cerca de 28,1 °C anuais, sendo de 75% sua média da umidade relativa do ar.

Horário
O horário oficial de Boa Vista é UTC-4, ou seja, -1 hora em relação ao horário brasileiro oficial. A cidade de Boa Vista não participa do horário brasileiro de verão.

Cultura
A cultura em Boa Vista é predominantemente indígena e nordestina.
Esse predomínio vai desde os gostos musicais (o forró é o gênero mais ouvido) até o artesanato.
No entanto, existem núcleos culturais, típicos das grandes metrópoles do país, espalhados pela cidade, por iniciativa privada e pública; um núcleo de MPB, por exemplo, encontra-se na Orla Taumanam, à noite. Outro núcleo de rock e heavy metal há no Serviço Social do Comércio (SESC) - Roraima, onde ocorre mensalmente o Espaço Rock SESC, reunindo bandas e covers locais.

Pontos turísticos
O turismo ainda é mais frequente no interior (o ecoturismo), mas na capital Boa Vista ele começa a se desenvolver.
Boa Vista tem ganho centenas de placas de sinalização turística. Também estão sendo implantadas plantas da cidade por praças e avenidas com suas melhores opções. O emplacamento segue os padrões internacionais.
Entre os pontos turísticos, destacam-se:
Praça das Águas: possui fonte e águas com tons de cor diferentes que reagem com a sintonia da música que toca em caixas acústicas incluídas abaixo dos bancos (anexo ao Complexo Esportivo Ayrton Senna).

 Portal do Milênio: monumento situado na Praça das Águas construído no fim do segundo milênio, é um belíssimo monumento e atrai muitas pessoas.

Vila Olímpica: a Vila Olímpica fica num ponto estratégico da periferia. Com ginásios, quadras de diversos esportes como atletismo e futsal, é uma das mais modernas da região e é aberta ao público com aulas gratuitas.

Atletas na Praça das Artes
Praça das Artes: parte do Complexo de Praças da Avenida Ene Garcez, reúne espaços para comercialização de comidas regionais, venda de artesanato, palco para shows e lazer infantil.
Ginásio Romerão, localizado na Vila Olimpica Roberto Marinho

Praça do Centro Cívico: "o coração da cidade", "o centro do Centro". Possui muitas árvores e vários quiosques comerciais, além de várias praças e quadras esportivas, a delegação de São Paulo do Potengi está hospedada à 100m da Praça Cívica.


A Delegação já visitou todos esses pontos turisticos citados à cima. O Hotel Euzébio's onde estão hospedados os atletas fica à 100m da Praça do Centro Cívico, onde todas as noites os atletas vão passear, na Praça do Centro Cívico tem um complexo de Praças, incluindo a Praça das Artes  e a Praça das Águas, o portal do Milênio fica na Praça das Artes. Já a Vila Olimpica Roberto Marinho, é onde está localizado o Ginásio Romerão que irá sediar a Taça Brasil de Clubes Sub-20.

Atletas em Foto no Portal do Milênio, na Praça das Águas

0 comentários:

Postar um comentário