terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Prefeitura de São Paulo do Potengi disponibiliza 286 tipos de medicamentos na Farmácia Básica

A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi disponibiliza para a população na Farmácia Básica do município 286 tipos de medicamentos, quase o dobro do que o Ministério da Saúde obriga.

O Ministério da Saúde estabelece que o município tem que disponibilizar obrigatoriamente 146 itens diferentes de medicamentos, contudo o município está disponibilizando 286, que é 140 itens de medicamentos a mais que o obrigatório.

Os medicamentos oferecidos são os básicos, os psicotrópicos, as insulinas e também os éticos, além de material médico hospitalar e odontológico.

Medicamentos básicos são 130 tipos obrigatórios, o município dispõe de 160. Medicamentos Psicotrópicos, que são os remédios controlados, são 14 obrigatórios, e o município oferta 56 tipos. Insulinas são 2 tipos obrigatórios, contudo o município fornece 10 tipos diferentes, contando os de médio e alto custo, que que mesmo sem ser de obrigação da Prefeitura mas são ofertados. Tudo isso sem contar os 60 medicamentos éticos, que não é nenhum de obrigação do município.

Além disso, a Farmácia do município conta com medicamentos de alto custo que são descentralizados da UNICAT - Unidade Central de Agentes Terapêuticos, fazendo com que os pacientes não precisem se deslocar até Natal para pegar os fármacos daquela unidade. 

A Farmácia Básica do município funciona na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Praça Monsenhor Expedito, e é aberta de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade conta com 2 farmacêuticos e 4 auxiliares de farmácia.








0 comentários:

Postar um comentário