terça-feira, 11 de julho de 2017

Câmara de São Paulo do Potengi realizou reunião que discutiu situação do Hospital Regional

Com o objetivo de abrir discussão e encaminhar proposta de ação contrária a readequação do Hospital Regional de São Paulo do Potengi numa UPA ou UBS, a Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara Municipal convocou uma reunião com a participação dos vereadores, do prefeito Naldinho, da Direção do Hospital e público em geral. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira, 11, e foi conduzida pelo vereador-presidente da Câmara, Allysson Lindálrio.

Na sua fala, o prefeito Naldinho reprovou a forma como a imprensa noticiou a informação. "Fizeram sensacionalismo dizendo que os Hospitais iriam fechar. Não é fechar, é uma avaliação, e, se constatado a necessidade, feita a readequação."

O prefeito destacou que diante da crise vivenciada pelo Estado é necessário sim essa avaliação e readequamento de algumas unidades hospitalares para analisar o custo beneficio, mas acredita que nos casos de Hospitais como o de João Câmara e São Paulo do Potengi, por exemplo, vai ser constatada a importância deles para suas regiões e a inviabilidade da readequação, por eles possuírem uma demanda considerável de cirurgias e outros procedimentos de média e alta complexidade. Naldinho finalizou dizendo que o Hospital Regional de SPP é utilizado abaixo da sua capacidade e precisa de apoio. "O Hospital está subutilizado e precisa de apoio, de investimento, para funcionar melhor. Precisamos fortalecer ele." - finalizou o prefeito.

Por sua vez, o vereador João Cabral, presidente da Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara com foco na situação do Hospital, fez um resgate das discussões feitas nos últimos anos pelo Parlamento Potengi na busca por melhorias para Hospital Regional. Ele ressaltou a importância de se firmar uma cogestão entre os municípios da Região Potengi para otimizar os serviços oferecidos pelo Hospital e fortalecer a Saúde da região.

Para o vereador Neilson a Região precisa se unir para lutar e não deixar o Hospital regredir. "A região, unida, precisa entrar nessa briga, pois não podemos aceitar que o Hospital se transforme em uma UPA ou UBS."

A Diretora do Hospital Regional, Aliete Nascimento, aproveitou a oportunidade para entregar à Comissão da Câmara um relatório da atual situação daquela unidade e disse está confiante que, após a avaliação, o Hospital continue atendendo a toda população de forma ainda mais otimizada.

Para o presidente da Câmara, Allysson Lindário, a avaliação que será feita no Hospital com o TAC - Termo de Ajustamento de Conduta - será a oportunidade para que seja apresentada pela região uma proposta positiva e sustentável para que continue funcionando a unidade e até de forma melhorada, mas alerta que se a região 'cruzar os braços' corre o risco de perder. "Precisamos nos unir e mobilizar a região para que consigamos êxito."

A reunião encaminhou que seja agendado para os próximos dias uma audiência com o Secretário Estadual de Saúde, para discutir a situação do Hospital e entregar ao Secretário Estadual uma proposta regional sustentável para que a Região continue contanto com a Unidade Hospitalar Regional e oferecendo ainda mais serviços a população.



0 comentários:

Postar um comentário