quarta-feira, 3 de junho de 2020

Quarta-feira da Saúde: Riscos da desidratação em idosos

Por Atailton Mota - Fisioterapeuta.
A água é vital para o organismo humano. Ela é responsável pelo equilíbrio térmico do corpo, além de participar do transporte de nutrientes, de promover a limpeza e a desintoxicação do organismo. Por isso, é preciso ficar atento à hidratação, de principalmente durante os períodos mais secos do ano.

Tomar cuidados especiais com a hidratação da pessoa idosa é importante, porque elas são mais vulneráveis e desidratam com maior facilidade. A desidratação está relacionada não apenas à pouca ingestão de líquidos, mas também a fatores como a utilização de medicamentos que podem induzir o usuário a urinar mais vezes, liberando um volume maior de líquido todos os dias. 

Nos idosos, a desidratação pode gerar um maior risco de quedas, infecções no trato urinário, doenças dentais, distúrbios broncopulmonares, pedras nos rins, câncer, constipação e perda da função cognitiva e outras complicações.

Veja algumas dicas para que os idosos evitem a desidratação:

• Incentive a ingestão de líquidos ao longo do dia, mesmo se ele não estiver com sede.

• Evite copos grandes e cheios. Prefira copos pequenos e várias vezes ao dia.

• Ofereça também alimentos ricos em líquidos como frutas aquosas (melancia, melão e laranja), sopas, picolés ou gelatinas.

• Se você achar que uma pessoa idosa pode estar apresentando sinais de desidratação, procure um profissional de saúde.

#cuidedequemvocêama.

Fonte: Ministério da Saúde/ Blog da saúde.

0 comentários:

Postar um comentário