quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Dentista Makson Venâncio, da LAPAC, esclarece sobre coloração dental, cosméticos e clareador

1 - É verdade que os dentes mudam de cor com o passar do tempo?

Dr. Makson - Os dentes adquirem pigmentos extrínsecos, ou seja, que vem de fora por alimentos industrializados ou não. Os exemplos são vários tipos de molhos como shoyu, catchup, refrigerantes, frutas vermelhas. Tem ainda temperos como coloríficos, lanches como açaí... Eles tomam processos de escurecimentos ou amarelamento, com o tempo.

2 - E os clareadores que vendem na internet?

Dr. Makson - Deve-se ter muito cuidado com esse tocante. Sabemos que na tentativa de vender à qualquer custo eles informam que são liberados pela ANVISA, órgão de regulamento sanitário. Na verdade, esses produtos podem causar danos irreversíveis a saúde do indivíduo.

3 - E as pastas clareadoras da TV?

Dr. Makson - As pastas dentais milagrosas não adiantam! Elas vão ajudar apenas a manter o resultado do clareamento já feito em consultório por mais tempo.

4 - Há diferença no resultado final do clareamento em cada pessoa?

Dr. Makson - Os resultados são individuais e variam com cada cliente. Imagine que a cor do dente de cada paciente é igual a cor da pele, cada um nasce com a tonalidade própria.

5 - Quais tipos de clareamento existem?

Dr. Makson - Há o de consultório, em que pode ser auxiliado por laser ou sem ele. Há o caseiro, que é com químicos sobre moldeiras. Há ainda a junção de ambos anteriormente falado. A decisão é tomada em conjunto após uma conversa franca e análise de saúde bucal e como um todo de cada um, mas o final é sempre do especialista cirurgião dentista, o único dotado de conhecimento notório científico, sempre na intenção de proporcionar o melhor tratamento clareador. 

Dr. Makson Venâncio foi coordenador de clínica odontológica do Instituto IJOMA contra o câncer, ligado ao Hospital de Barretos, hoje Hospital de Amor (Unidade Amapá). Ele é um cirugião dentista que presta apoio junto à Dr. Bonfim de Fontes (Multiclínica LAPAC) e atende também na Odonto Sorriso em Natal.

0 comentários:

Postar um comentário