sábado, 25 de agosto de 2018

Se não for Lula, será Haddad no 2º turno, mostra pesquisa Datafolha

Lula e o PT estavam certos ao insistir até o fim na candidatura do ex-presidente Lula. Na montanha de números da pesquisa, alguns me chamaram a atenção, e todos levam à mesma conclusão: se Lula não chegar às urnas, quem vai para o segundo turno será o seu vice, Fernando Haddad, que herdará 62% dos votos do ex-presidente, segundo Bruno Boghossian destaca em sua coluna na Folha.

Vamos aos números:

- Lula chegou a 39% das intenções de voto, o maior índice já alcançado por um candidato no primeiro turno, o que representa 57 milhões de eleitores.

- Deste total, 6 em cada 10 eleitores de Lula declararam que votarão “com certeza” no candidato por ele indicado.

- Assim Haddad passaria ao segundo turno com 24% dos votos, cinco pontos acima de Jair Bolsanaro, que tem 19% na pesquisa com Lula.

- Detalhe: como o nome de Haddad ainda não foi oficializado no lugar de Lula, 48% dos eleitores do PT não o conhecem e 26% só “ouviram falar” dele.

- No nordeste e entre as famílias de baixa renda, os grandes redutos do PT, 60% dos eleitores ainda não sabem quem será o candidato petista.

Se esses números se confirmarem, após o início da campanha de propaganda eleitoral no rádio e na TV, a partir do próximo dia 31, a outra vaga no segundo turno ficará entre Bolsonaro, Marina, Ciro e Alckmin, que prometem uma disputa acirrada.

Na pesquisa sem Lula, o único que continua com apenas um dígito é o tucano Geraldo Alckmin, candidato do governo Temer, do Centrão, da mídia e do mercado, que tem 9%, abaixo de Bolsonaro (22%), Marina (16%), Ciro (10%).

Como nem a ONU nem o Papa são capazes de fazer a Justiça brasileira mudar de ideia e respeitar a Constituição, a campanha só começará para valer quando Fernando Haddad assumir o lugar de Lula na chapa e puder se apresentar como o candidato do PT nesta eleição.

Por enquanto, ele está rodando o nordeste “em nome de Lula” e evita falar de transferência de votos.

Isso só acontecerá a partir de setembro quando a propaganda do PT trocar a marca “Lula e Haddad” por “Lula é Haddad”, com acento agudo no “e”.

Nos programas de TV, a vinheta de assinatura da campanha petista vai martelar: “Lula e Haddad e o povo. Lula é Haddad. É o povo. É o Brasil feliz de novo”.

O que as últimas pesquisas todas mostraram, além do crescimento de Lula, mesmo preso, é que a estratégia petista estava certa e Haddad herdará os votos de Lula no momento certo, a cinco semanas da eleição, contando com 35 dias de propaganda na TV.

Balaio do Kotscho

0 comentários:

Postar um comentário