sábado, 21 de abril de 2018

Prefeitura realiza limpeza da Comporta e está preparando para abri-la em breve para os banhistas

A Prefeitura realizou a limpeza do balneário e prepara para em breve reabri-lo para os banhistas.
Devido as chuvas que caíram nos últimos dias no Potengi, a Barragem Campo Grande, de São Paulo do Potengi, recebeu a cheia do Rio Potengi e subiu o seu nível de água, saindo do volume morto, e acionando a Comporta. Com isso, a Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi realizou a limpeza daquele balneário e está preparando para, em breve, reabri-lo para os banhistas.

Com a reabertura da comporta, o turismo local vai se fortalecer. Antes de secar, a comporta recebia todo final de semana centenas de banhistas que vinham de outras localidades e acabava por acrescentar à economia da cidade, pois os diversos bares próximo ao balneário lotavam, assim como os ambulantes que colocavam trailers e tabuleiros vendiam e faziam a sua renda também.

A Comporta fechou em novembro de 2015, quando a Barragem atingiu o volume morto depois de uma seca histórica.

A importância da Comporta está aberta na ordem ambiental

Com o cano da Comporta aberto, vai haver um aumento da biodiversidade local como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos que dependem diretamente da água do açude que pereniza o rio através da comporta. O cano da Comporta aberto também beneficia agricultores familiares, que poderão ter ajuda no seu sustento a partir da produção de hortaliças, também tendo água para matar a sede dos seus animais.

0 comentários:

Postar um comentário