quinta-feira, 1 de março de 2018

Número de alunos novatos nas faculdades de Natal diminui drasticamente com o Novo Fies

O novo formato do Fies deixou mais difícil o ingresso no ensino superior para os estudantes. Em Natal, algumas instituições nem aderiram ao Novo Fies, como é o caso da UniFacex. Por este motivo, vários cursos sequer chegaram a formar turma nesse semestre naquela instituição, e não é só nela, em todas as instituições o problema se repete. E mesmo as instituições que aderiram, como é o caso da UnP, diminuíram drasticamente o número de vagas.

Além da burocracia ampliada para o estudante, o Novo Fies coloca a responsabilidade do fiador para a própria instituição de ensino, e esse é um dos motivos principais pela não adesão das instituições ao Fies 2018.

Quem já tem contrato Fies assinado de outros anos continua com o contrato do mesmo jeito, porém quem não tem terá dificuldade para conseguir com esse novo formato do financiamento. 

O Governo tenta maquiar com a propaganda do Novo Fies com o slogan "Juro zero para quem mais precisa". Do que adianta o "juro zero" se diminuiu drasticamente a quantidade de vagas ofertadas, tornou mais burocrático, tornou o acesso mais difícil, e ainda desagradou as instituições com as medidas.

0 comentários:

Postar um comentário