quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Sem água na barragem, comporta está fechada há mais de 2 anos

A comporta da Barragem Campo Grande de São Paulo do Potengi já está fechada há mais de 2 anos, assim deixando inativo o balneário e não liberando mais água para manter a perenização do Rio Potengi. A comporta fechou em novembro de 2015.

A falta de água na Barragem Campo Grande e o consequente fechamento da comporta trouxe consigo problemas de ordens ambientais e socieconômicos.

Ocorreu a redução da biodiversidade local de diversas espécies como peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos que dependiam diretamente ou indiretamente da água do açude. Se não tem água, não tem produção, não tem peixe, se não tem peixe não tem pesca e falta trabalho. Além da pesca, esse problema atingiu diretamente os agricultores familiares, que tiravam o seu sustento a partir da produção de hortaliças, e os criadores de animais, que não dispõem mais de água do rio para os mesmos.

Sem contar também a questão do turismo local. Todo final de semana a comporta recebia centenas de banhistas que vinham de outras localidades e acabava por acrescentar à economia da cidade, pois os diversos bares na próximo a comporta lotavam e vendiam também os ambulantes que colocavam trailers e tabuleiros.

Abaixo, as fotos da comporta dos dias atuais seca, e a comporta cheia, quando a barragem ainda tinha água para sustentar a perenização do rio.



0 comentários:

Postar um comentário