sexta-feira, 21 de julho de 2017

"Não haverá fechamento de Hospital", garante o Secretário Estadual de Saúde em reunião em SPP

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Dr. George Antunes, trouxe a informação que todos da Região Potengi queriam: "Não haverá fechamento de Hospital!". Dr. George Antunes participou na manhã desta sexta-feira, 21, na Câmara de São Paulo do Potengi, da reunião que discutiu a situação do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Hospital Regional de São Paulo do Potengi. Prefeitos, vereadores, Direção do Hospital e Secretários Municipais participaram do evento.

Dr. George Antunes explicou detalhadamente do que se trata o TAC e parabenizou a forma responsável e ética como a Região está tratando o assunto. "Essa região está de parabéns, pois não se precipitou fazendo atos públicos dizendo que o Hospital corria risco de fechar, levando o medo à população. Não haverá fechamento de Hospital, essa palavra foi criada por pessoas com interesse obscuro e com motivos politiqueiros. Aqui estamos vendo um ato maduro em que as pessoas estão primeiro ouvindo para depois tirar as conclusões".

Representando o Parlamento Potengi, Associação que representa 101 vereadores e 11 Câmaras do Potengi, o vereador João Cabral fez um resgate do trabalho desenvolvido pela Comissão Regional de Saúde composta por prefeitos, vereadores e secretários municipais, montada há 3 anos numa iniciativa puxada pelo Parlamento. João Cabral lembra que o Potengi foi a primeira Região do estado a se organizar e se unir para buscar a otimização dos serviços do Hospital Regional de forma sustentável, seja buscando a Cogestão ou o Consórcio Intermunicipal.

O prefeito Naldinho, por sua vez, falou que o Hospital de São Paulo do Potengi tem demanda para realizar diversos serviços, porém está subutilizado e precisa que haja investimento, principalmente em profissionais, para que os serviços sejam otimizados. "Temos demanda para o Hospital. A maternidade e o centro cirúrgico, por exemplo, estão subutilizados, mas temos condições para colocá-los para funcionar. O que falta é material humano, anestesista e obstetra, por exemplo".

O presidente da Câmara de SPP, Allysson Lindálrio, cobrou mais empenho dos municípios do Potengi na luta por melhorias para o Hospital. "Faço um apelo aos municípios... essa é uma luta nossa, do Potengi, de todos. Todos nós utilizamos o Hospital. Temos que lutar para que seja melhorado o atendimento e ampliado os serviços". Allysson ressaltou, ainda, que a Câmara vem buscando contribuir da melhor maneira possível para a melhoria da Unidade Hospital Regional e enfatizou que foi criada, inclusive, uma Comissão específica sobre o tema na Câmara.

Na ocasião, a Diretora do Hospital Regional de SPP, Aliete Nascimento, fez uma breve apresentação da estrutura e serviços ofertados pela unidade atualmente. Posteriormente, a Secretária Municipal de Saúde de São Paulo do Potengi, Dailva Bezerra, apresentou o perfil do Hospital que a Região quer, com diversas reivindicações baseadas nas demandas apresentadas pelos municípios. O Secretário Estadual de Saúde, Antunes, avaliou como positiva a proposta apresentada do 'perfil de Hospital que a Região quer', elogiou a proposta de Consórcio Intermunicipal apresentada e disse que a SESAP vai participar desse Consórcio, bem como ajudar nas discussões para que seja efetivado.

Ao final do evento, foi aberto o microfone para o público fazer questionamentos e sugestões, e o Secretário Dr. George ouviu e respondeu todas. Posteriormente, como encaminhamento, ficou decidido uma reunião para a próxima quinta-feira, às 9h, na Câmara de SPP, com a Comissão Regional (composta por prefeitos, vereadores e secretários municipais de saúde) para fechar a proposta de Consórcio Intermunicipal com a inserção do Governo do Estado, para subsequentemente apresentar aos prefeitos.







0 comentários:

Postar um comentário