domingo, 15 de janeiro de 2017

Rebelião na Penitenciária de Alcaçuz contabiliza diversos mortos; Após 13h, polícia faz intervensão

Tropa de Choque da PM do Rio Grande do Norte entra na penitenciária estadual de Alcaçuz, na Grande Natal (Foto: Fred Carvalho/G1)
Os detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, cidade vizinha a Natal, se rebelaram desde a tarde deste sábado, 14. Maior penitenciária do Rio Grande do Norte, Alcaçuz tem cerca de 1.150 presos em um espaço com capacidade total para 620. Segundo a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte Vilma Batista há registro de mortes durante a rebelião, mas não é possível precisar quantas.

O motim começou por volta das 16h30 deste sábado, 14, e só foi controlado pelas autoridades na manhã deste domingo, 15. Os presos teriam invadido o pavilhão 1 e o 5. O pavilhão 5 é uma unidade separada e que faz parte do Complexo de Alcaçuz. Atuam no Rio Grande do Norte, além do Primeiro Comando da Capital (PCC), o Sindicato do Crime do RN, rival do grupo paulista e mais próximo da Família do Norte e Comando Vermelho.

Em Alcaçuz, segundo fonte ouvida pelo Estado, os pavilhões 1, 2, 3 e 4 são dominados pelo Sindicato do Crime RN, e o 5 encontra-se com presos com algum tipo de ligação o PCC.

A rebelião durou 13 horas. Policiais militares só entraram às 6h10 deste domingo (15) na Penitenciária Estadual, com veículo blindado, vans e carros para tentar acabar com rebelião. Há mais de dez mortes confirmadas durante a rebelião, segundo o governo estadual do Rio Grande do Norte.

O fato ganhou notoriedade nacional e até internacional. Os principais veículos de comunicação do país noticiaram a rebelião em Alcaçuz.

Presos se rebelaram na tarde deste sábado (14), em Alcaçuz (Foto: Divulgação/PM)
Presos amanhecem no telhado da penitenciária, de Alcaçuz, a maior do Rio Grande do Norte, em rebelião. Quando a Tropa de Choque entrou no presídio, eles já estavam fora dos telhados (Foto: Fred Carvalho/G1)

0 comentários:

Postar um comentário