sexta-feira, 3 de junho de 2016

‘Caravana OBMEP’ passa pelo IFRN de São Paulo do Potengi e lota auditório

Durante toda a manhã da quinta-feira, 02, foi de discussões sobre a importância da matemática na construção dos saberes educacionais e tecnológicos no Campus São Paulo do Potengi do IFRN. Por aqui aportaram os organizadores da Caravana da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento buscava reunir, na sede do Instituto, estudantes das 48 escolas públicas do Território do Potengi.

Estudantes e professores de diversos municípios da região estiveram presentes às falas, ganharam livros e puderam conhecer um pouco mais da estrutura e desenvolvimento dessa Olimpíada, que chega a sua 12ª edição.

O professor Joaquim Elias de Freitas, coordenador regional da OBMEP no Rio Grande do Norte falou sobre a iniciativa em números, mostrando estatísticas de crescimento e dados da inserção da Olimpíada no território nacional, destacando seu alcance a 99% das escolas públicas do país. Seguindo-se nas falas, o Professor José Querginaldo Bezerra – da Coordenação da Iniciação Científica do evento, falou sobre a importância do acompanhamento dos alunos desde a segunda metade do Ensino Fundamental e incentivou a curiosidade como caminho para novas conquistas.

O Professor Marciano Furukawa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, veio como convidado e trouxe uma convocação aos presentes:

“Esse não é convite. Voltarei aqui e vamos trabalhar, nos projetos que coordeno na Universidade, para estimular alunos das escolas da região a entrarem no IFRN e depois na UFRN. ” disse, animado e empolgando a todos. Prata da casa, o Professor Silvério Alves da Silva – Diretor da 4ª Dired – São Paulo do Potengi, elogiou a iniciativa, agradecendo à Coordenação da OBMEP. Sua fala ainda incluiu a homenagem a todos os estudantes do Território d Potengi que, desde 2005, participam da Olimpíada, elencando todas as menções honrosas recebidas nas edições do evento.

Para entregar as menções honrosas dos participantes da última OBMEP e as certificações dos alunos que integram o “Canguru 2016” (outro evento da Matemática, esse de alcance mundial), o Professor Daniel Ecco, que comandou a cerimônia, representando a Direção-geral. Ecco deu ênfase ao estímulo e à promoção do estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, que contribui para a melhoria da qualidade da Educação Básica. O Professor finaliza dando destaque à integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.




Carol Cavalcanti foi medalha de ouro na Olimpíada Canguru de Matemática

0 comentários:

Postar um comentário