quinta-feira, 26 de maio de 2016

Hoje é dia de Corpus Christi: A celebração do Mistério da Eucaristia

Programação da Adoração ao Santíssimo Sacramento em São Paulo do Potengi
Hoje, 26, se comemora o feriado de Corpus Christi. Para muitos significa apenas mais um dia de descanso ou uma oportunidade de imprensar e dá uma esticadinha no feriadão. Mas para a Igreja Católica, este dia é sagrado.

Corpus Christi é um nome que vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi é um feriado católico que tem por objetivo celebrar a manifestação pública da fé na presença de Cristo na igreja por meio da eucaristia, presença e atuação de Deus na história da humanidade.

O feriado acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento da Eucaristia. O curioso é que esse é um feriado móvel da Igreja Católica. Todos os anos o dia de Corpus Christi ocorre em uma data diferente, mas acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que por sua vez ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes.

Neste dia se deu a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua memória comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

A igreja celebra o dia de Corpus Christi com uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Procissão lembra a caminhada do povo de Deus. Festa dá direito à decoração.

Em São Paulo do Potengi, a Igreja Católica celebra Corpus Christi com Santa Missa às 8h na Capela de Nossa Senhora da Conceição, no Novo Juremal. Em seguida inicia a Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 17hs. Às 17hs haverá a procissão, que sairá da Capela no Novo Juremal, passando por ruas da cidade até a chegada na Igreja Matriz, onde será celebrada Missa.

0 comentários:

Postar um comentário