domingo, 13 de março de 2016

Os tempos de política e "a ilusão do novo". Veja o artigo de Silvério Filho

Por Silvério Filho

Rotineiramente, quando nos aproximamos dos períodos nos quais se realizam eleições políticas, há o retorno do "discurso do novo".

O discurso do novo é aquele que prega que "já tá na hora de mudar", que "tá na hora de colocar cara nova na política", de "oxigenar as instituições".

Os profetas deste discurso, geralmente, criticam um suposto "jeito velho de se se fazer política", não sendo incomum, inclusive, que atribuam este "jeito velho" aos políticos mais experientes, enquanto os que chegam agora estariam fadados a inovar, a modificar.

Ocorre, porém, que, na maioria das vezes, o discurso do novo repousa sobre uma ilusão: a ilusão de que, retirando o antigo, o que virá será necessariamente melhor; bastaria "inovar o que está aí", para que as coisas, quase num passe de mágica, se transformassem beneficamente.

Costumo chamar este comportamento, inocente (para os que acreditam) ou mal-intencionado (para os que não acreditam, mas fingem acreditar), de "ilusão do novo".

Esta ilusão, rotineira, como já disse acima, ignora que a política e suas consequências vão muito além de uma simples troca de políticos, pessoalmente considerados. Há que se analisar os fatos que servem de contexto para a atuação pessoal dos políticos: como as situações econômica e institucional, nos mais diversos níveis (municipal, estadual e federal). Estes fatos, externos a pessoa do gestor, permanecerão os mesmos, ainda que se coloque um "novo" em seu lugar.

Aí reside o problema. Não há mágica: o novo pelo novo não é garantia de que as coisas melhorarão. Mais que isso: a história nos mostra, inclusive com exemplos presidenciais, que o novo pelo novo é mais que um posicionamento politicamente inocente: ele é perigoso.

Assim, o "argumento do novo" de nada vale. Ou se mostra que um candidato, diante dos contextos políticos e institucionais externos, tem condições de transformar verdadeiramente as coisas para algo melhor, ou o "argumento do novo" não passará disso: uma ilusão, de consequências imprevisíveis.

Diante desta imprevisibilidade, o remédio é evidente: a prudência.

Já dizia São Pio X: "O amor pelas novidades (por si mesmo consideradas) está por trás de toda sorte de erros". Ou, adaptando alegação ao dito popular: muito cuidado ao trocar o certo pelo duvidoso.

1 comentários:

Atualizar disse...

Muito bonito seu "velho" discurso...so esqueceu de dizer que não é o do velho que as pessoas querem se livrar,è do que não funciona, do que ta vicioso,da ma gestão.Esqueceu de dizer que não é por Ser novo não pode dar certo.Aliás, tudo nasce NOVO.O que dizer então da ILUSÃO DO VELHO? mesmo com tudo dando errado? Que justificativa fraca sua,.Ilusão? ?onde mesmo?haa, achei,em suas palavras tão meticulosamente pensadas para escrever esse texto.Onde que se justifica que uma politica desastrosa, viciosa, è melhor que uma nova?Quem está , ja teve a chance de mostrar pra que veio, diga-se de passagem,não ta correspondendo com nenhuma das milhares de promessas feitas em palanques.Os que estão ai ja tiveram a chance, ou não? Não. Existe mágica.Quanto ao inocentismo, vejo em suas palavras...Desde quando se justifica erros diários e recorrentes por ser "velho".Esta usando a palavra Velho, como sinónimo de experiência, competência? Não funciona qdo o que se vê è uma comunidade desasistida,uma cidade em decadência física.Onde poucos tem muito e muitos tem nada. È aceitável que se tente tapar o sol com uma peneira,alias, muitos so veem o que lhes interessa. Mas, milhares veêm bem,através dela.

Postar um comentário