quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Potengiense destaca obra de Monsenhor Expedito, em mesa redonda realizada na OAB-RN

Como parte do "I Seminário de Estudos Interdisciplinares Sobre o acesso à Água e a Questão da Seca", realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, ocorreu, no dia de ontem (01) a Mesa Redonda "Acesso à Água e Sustentabilidade: Direito e Doutrina Social da Igreja", na qual se discutiu as possíveis contribuições que a Doutrina Social da Igreja Católica pode dar para a teorização da sustentabilidade e do direito de acesso à água.

Na ocasião, foram convidados para debater a problemática o professor Fábio Fidelis e o estudante de Direito Silvério Filho, natural de São Paulo do Potengi, tendo sido a mediação efetivada pela advogada Amanda Câmara.

Após os debatedores terem demonstrado como se dão a sustentabilidade e o acesso à água na doutrina social católica, trouxeram a questão da água para a realidade do sertão potiguar. Analisando esta realidade, Silvério Filho abordou o trabalho do Monsenhor Expedito, ilustre conhecido de nossa comunidade, na luta para levar água de qualidade para a população do semiárido potiguar, especificamente a pertencente às regiões Trairi, Agreste e Potengi.

Analisou, ainda, como o Monsenhor Expedito conseguiu "reunir contrários" em torno de plano, que viria a culminar com a criação da adutora que leva o nome do sacerdote, por meio da lei estadual 7.029/97, concluindo que, embora a adutora não tenha resolvido o problema da seca, certamente trouxe mais dignidade para as populações que ela banha, ressaltando que tal dignidade pode ser muito bem expressa por um poema de Hugo Tavares (in memorian):

"Antes de tudo, um sonho
Sonho legítimo do povo
É tempo de tempo novo
De ter água pra tomar
Da sede poder matar
Ser livre é tão bonito
No bronze deixo escrito
Pra lição da professora
O nome da redentora
É Monsenhor Expedito"

Segue abaixo o vídeo completo do trecho em que Silvério Filho aborda a obra do "Profeta das Águas".

0 comentários:

Postar um comentário