quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Está faltando água: Prefeita de Riachuelo emite nota sobre a situação hídrica no município

A Prefeita Mara Cavalcanti da cidade de Riachuelo/RN, emitiu uma nota em sua página no Facebook, sobre a situação hídrica no município, que enfrenta sérios problemas sobre o abastecimento de água.


Veja a nota na íntegra:

Meus amigos e minhas amigas de Riachuelo. Quero chamar a atenção de todos para um importante comunicado.

Estamos vivenciando a maior crise hídrica da história do nosso estado nos últimos tempos. Como é de conhecimento de todos, a falta de abastecimento de água vem a cada dia se agravando e infelizmente as notícias não são nada boas.

Estive no gabinete da presidência da CAERN para buscar soluções para esse grave problema que está assolando não só Riachuelo, como todo o Rio Grande do Norte. Depois de muito esperar fui recebida pelo presidente do órgão Marcelo Toscano, que nos repassou a atual situação.

O sistema que abastece Riachuelo e outras cidades, entrou em colapso, isso significa que o nível da água nos reservatórios da barragem Armando Ribeiro Gonçalves está abaixo da captação da adutora, atingiu o seu volume morto. Uma obra emergencial está sendo estudada para que seja levado canos até onde ainda existe água e assim a captação seja feita por meio de bombas que levem a água até a adutora. Mas já recebemos um comunicado da própria CAERN de que não existem mais previsões para que essa situação se resolva. Estamos sem água, e a situação é grave.

Diante desta situação me reuni com minha equipe e com a defesa civil do município, e estamos traçando planos para o enfrentamento do problema. Inicialmente usaremos os nossos carros pipas e tratores para abastecer as cisternas das escolas municipais e outras entidades para que a população possa suprir as necessidades mais emergenciais.

No bairro Nossa Senhora da Conceição a cisterna da escola municipal Manoel Gurgel do Amaral Valente, será abastecida de água salgada (salobra) para que a população possa utilizar para descargas, lavagens de roupas e louças, etc. Já na cisterna da escola José Alves de Lima abasteceremos de água doce, para cozinhar, por exemplo. No centro da cidade a cisterna pública localizada por traz do CEPASME será abastecida. Assim como nas escolas e entidades da zona rural do município.

É importantíssimo dizer que a água doce está sendo trazida da cidade de Macaíba e o custo é muito elevado, portanto é preciso que a população saiba de que se trata de uma situação gravíssima, e que por isso o uso dessa água seja feito com extrema consciência e racionalidade. Que a água doce não seja utilizada para os mesmos fins da água salgada.

Estamos realizando todos os procedimentos legais e irei decretar estado de calamidade pública no município de Riachuelo, para que assim possamos agir com maior rapidez no enfrentamento desta crise. Com isso o governo do estado e o governo federal poderão ajudar o nosso município com aporte de recursos. Sozinhos não conseguiremos resolver o problema e não iremos muito longe, precisaremos de auxílio emergencial e urgente. Volto a dizer que a situação é muito grave.

Quero dizer ainda que não é a prefeitura que recebe os recursos da conta de água que pagamos, portanto não é de responsabilidade do município o abastecimento de água. Mas eu jamais poderia ser irresponsável com o nosso povo, sou prefeita para cuidar dessa cidade, independente da situação. Dou meu expediente no meu gabinete todos os dias para que eu possa ir a luta por nosso município, acompanho tudo de perto.Temos que falar da crise não como desculpa para ser usada nas dificuldades, mas no sentido de luta e enfrentamento dos problemas.

Peço a ajuda e a colaboração de todos os Riachuelenses nesse momento difícil, cada um fazendo a sua parte, que cada um de nós sejamos mais conscientes e usemos a água com extrema responsabilidade, aproveitando e reaproveitando, sem desperdícios. E principalmente unamos nossas forças e nossa fé para pedirmos a Deus que nos abençoe com chuvas, para que possamos enfrentar e passar por tamanha crise o mais rápido possível.

Que Deus nos ajude e nos abençoe.

Mara Lourdes Cavalcanti

0 comentários:

Postar um comentário