quarta-feira, 17 de junho de 2015

Foi lançado o projeto de cogestão do Hospital Regional de São Paulo do Potengi

Mesa das autoridades no evento.
Foi realizado na manhã desta quarta-feira, 17 de junho, na Câmara de São Paulo do Potengi, o Seminário Regional de Saúde Pública com foco na implantação da Cogestão do Hospital Regional de São Paulo do Potengi. O evento foi realizado pelo Parlamento Potengi, presidido pelo vereador João Cabral, juntamente com prefeitos e secretarias de saúde do Potengi. Prefeitos, vereadores, secretários municipais de saúde do Potengi, autoridades da área de saúde no Potengi estiveram no evento, que também contou com as presenças do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Ricardo Lagreca e o representante do Ministério da Saúde, Luiz Branquinho.

Em sua fala, o presidente do Parlamento Potengi, o vereador João Cabral, lembrou da primeira reunião provocada pelo Parlamento sobre as problemáticas da saúde na região e do hospital regional. Essa primeira reunião foi realizada em março do ano 2014. "Em março de 2014 o parlamento provocou a primeira reunião com as secretárias municipais de saúde do Potengi, e de março de 2014 para cá foram várias reuniões, vários debates, até chegar onde estamos, um momento importante para o nosso hospital regional." - Disse João Cabral.

O prefeito Naldinho afirmou que “esse modelo de cogestão da regionalização da saúde vai ter muita repercussão, não só no Rio Grande do Norte, mas como em todo o Brasil. Saúde, Segurança e Educação têm que seguir esse modelo. Foi por isso que eu e mais dez prefeitos da região abraçamos esta causa”.

Já o representante do Ministério da Saúde – Rede de Urgência e Emergência, Luiz Branquinho, afirmou que “esse é um diálogo de momento que vivemos nacionalmente e pelo o que eu estou presenciando tem sido muito atuante aqui na região”. Disse ele que “a cogestão nada mais é do que uma co-responsabilização. Temos que ter este compromisso de um sistema de saúde sólido que contemple a população”.

O secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, considerou um momento histórico. “Por que esse é um momento histórico? Porque a gente começa a pensar a regionalização da saúde como uma ação principal deste estado. Quando eu falo em regionalização eu falo em cogestão."

Segundo Lagreca, “precisamos nos unir mais ainda, e aqui o Parlamento Potengi partiu na frente. Nós estamos nos vestindo de uma roupagem nova para o momento e não podemos mais ter retrocesso. É a grande coisa que o SUS pensa para o país. Não se pode fazer isso sozinho.

O vereador João Cabral, presidente do Parlamento Potengi, abriu a fala das autoridades
Momento que o prefeito Naldinho discursava
Público presente no evento
Luiz Branquinho, representante do Ministério da Saúde falando no seminário sobre a cogestão do hospital
Fala do Secretário Estadual de Saúde, Dr. Ricardo Lagreca

Secretária Municipal de Saúde, Dailva, falando no evento
Secretário Estadual de Saúde, Dr. Ricardo Lagreca, com o prefeito Naldinho e alguns vereadores de SPP
Prefeitos Igor (de Lagoa de Velhos), Naldinho (de SPP), Robenice (de São Pedro), Mara (de Riachuelo), Edmundo Junior (de Bom Jesus) e Kerginaldo (de Elói de Souza), com o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Lagreca (vestido de terno).
Ion Andrade (coordenador do processo de Regionalização da Saúde), ver. João Cabral (Pte. Parlamento Potengi) e o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Ricardo Lagreca

0 comentários:

Postar um comentário